Vida, Amor & Família

 
 

A Cabala e as Mulheres

Uma Visão da Busca de uma Mulher por Desenvolvimento Espiritual



Sem Trabalho Sem Amor

O que fazer com um homem desempregado que fica todo o dia em casa sem fazer nada? Em nada ajudará ficarmos nervosas e culpar o companheiro, isto só fortalecerá a separação e alienação entre nós, este é justamente o momento para unir-se e apoiar-se mutuamente.

 

O que pode ser pior do que ser um homem desempregado?

Ser sua companheira.

O homem desempregado acorda tarde e passa o dia em frente ao computador ou da televisão e quando ele passa o dia inteiro em casa, fica entediado e com fome, com muita fome. Ele pega tudo que encontra na geladeira, nos armários e finalmente até o que está no congelador. Prepara uma mesinha em frente à televisão e fica comendo até o final do dia. Quando você chega em casa, a sala parece um refeitório de fábrica, a cozinha está de "cabeça pra baixo", cheia de utensílios sujos pois ele " preparou para si mesmo, algo para comer " Quando você pergunta o que ele fez durante o dia, continua com o olhar pregado na televisão e dá de ombros. A situação de ter sido despedido já é muito difícil ...então, o que você ainda quer que ele faça? Ele espera que você o apóie e tenha consideração.

Na falta de outra alternativa, depois de um dia difícil de trabalho, você começa a arrumar a casa enquanto ele permanece sentado na poltrona, a barba por fazer, e usando o mesmo training da ultima semana. Você está louca de raiva e não se importa com o que ele esteja passando, simplesmente não aguenta vê-lo nesta situação. Não há duvida que o desemprego dele é um problema que pertence aos dois. Queiram ou não vocês estão juntos no bem e no mal, dependentes um do outro, influenciados um pelo outro e são obrigados a enfrentar juntos a nova situação. Porem, não são apenas vocês que se encontram no mesmo barco mas, sim toda a humanidade está junto neste barco que está afundando. A crise econômica, tornou-se uma crise conjugal p/ Dani e Hana de Tel-Aviv, Michael e Jessica de N.York e Hiroki e Gio do Japão.

A partir do momento que nos tornamos uma pequena aldeia global, entramos num sistema fechado onde cada ato de nossa parte influencia aos outros e no final das contas, volta a nós como um bumerangue e nos atinge. Por isso, de nada ajudará nos irritarmos e culparmos o companheiro, isto só aumentará a distancia e a alienação entre nós. Este é justamente o momento de nos unirmos e darmos apoio um ao outro. Temos que ter paciência e principalmente muito afeto e amor, para passar em paz por esta crise e, até poder sair dela fortalecidos. Isto só é possível conseguir juntos por intermédio da consideração mutua.

Como se faz isto?

Existe um caminho mais econômico do que o terapeuta de casal; é mais antigo do que todas as linhas de psicologia e se encontra na sabedoria da Cabala que explica com simplicidade - não existe uma situação onde alguém possa estar feliz sem que todos não estejam também . No momento que entendermos isto, começaremos a nos relacionar cada um com seu semelhante com consideração e fraternidade. Criaremos assim, relações sociais felizes e saudáveis.

Esta mudança começa nas nossas relações dentro da nossa casa e de lá deve se espalhar para fora. Então, em vez de gritar com o companheiro e fazer drama, tente uma forma mais delicada e incentivadora.

  1. irradie à ele segurança e amor, mostre que você está ao seu lado em qualquer condição.
  2. dê reforços e mostre que você o valoriza. O homem precisa de honra e de sensação de ser necessário para manter sua auto-estima.
  3. aproveitem o tempo livre para reforçar a ligação e fazer atividades juntos: comer juntos, caminhar juntos, etc..

Talvez quando ele vir que você o apóia e o ama, ele de sua parte fará um esforço em se relacionar da mesma forma e tentará te facilitar em tudo que se relaciona ao trabalho da casa. Com esta visão, apesar da crise, é possível crescer e sair dela mais próximos e ligados do que antes.

Este artigo escrevi, inspirado num livro novo que li: "O dia depois da crise...." de Eli Vinocur. é um livro leve que trata da construção de relações saudáveis e bem sucedidas entre as pessoas. Curtam!
Efrat Aharoni


Eva – Apenas uma ferramenta nas mãos do Criador

Adão e Eva são duas forças da natureza que foram ludibriadas pelo Criador para cometer o pecado.

 

No livro de Gênesis, Eva é descrita como perigosa, sedutora e esperta, como infringidora das leis. E Adão é um tipo de mártir que esta sendo levado e tentado pela mulher. Podemos aprender algo disto sobre um homem e uma mulher no nosso mundo?

Por mais tentador que seja dizer “sim”, Adão e Eva não descrevem um homem e uma mulher do nosso mundo. Eles se referem às forcas espirituais que dão (homem) e que recebem (mulher), significando duas forças da natureza. Istoé, na verdade, o Criador e as criaturas. A Bíblia fala sobre a conexão entre eles, como as criaturas recebem prazer do Criador, como são preenchidas por ele e então se tornam egoístas. Este é o pecado, a queda das almas neste mundo e assim por diante.

Em outras palavras, a estória de Adão e Eva trata das nossas mais altas raízes espirituais e não é sobre um homem e uma mulher. Somos descendentes de Adão e Eva, mas eles são as forças espirituais que gradualmente se materializaram e alcançaram este mundo depois de milhares de etapas.

No Eden, a parte feminina chamada Eva queria se tornar ainda mais santificada e se elevar ainda mais. Assim, ela desejava copular com a parte masculina e ascender ao nível do Criador. Isto é o que está escrito e isto é o que estas forças – estas almas- entendiam. Desta maneira, elas se tornaram mais próximas ao Criador, da doação.

Eva não fez nada de errado. Ela trouxe tudo ao desenvolvimento. Adão não podia cometer o pecado sozinho, mas com a ajuda de Eva ele foi cometido. Eles foram ludibriados pelo Criador para cometer o pecado, porque toda a cadeia de eventos tem que descer neste mundo material. E dele, nós temos que alcançar o mais alto nível espiritual uma vez mais.

 

Condições para o Avanço Espiritual das Mulheres

As mulheres precisam de menos condições para avançar espiritualmente do que os homens.

 

A Cabala diz que se um homem quer avançar espiritualmente, ele é obrigado a casar e ter uma família. É sua responsabilidade assumir essas obrigações. Do contrário, ele não pode avançar espiritualmente.

Uma mulher, por outro lado, pode avançar espiritualmente mesmo que ela não seja mãe ou esposa. Ainda mais, se ela tem os meios pelos quais prover-se, ela pode também escolher não trabalhar. Isto é, em comparação com o homem, a mulher é relativamente auto-suficiente e pode crescer espiritualmente sem as muitas condições externas que se aplicam aos homens. Assim, do ponto de vista espiritual, ela é consideravelmente uma criatura mais perfeita que o homem.

Um homem tem que se superar, para se convencer constantemente que vale a pena permanecer no caminho espiritual. Ele é menos suscetível ao avanço espiritual que a mulher, a qual naturalmente aspira por tudo que é espiritual. Ela está pronta para aceitar, sentir e entender todas as transformações espirituais que estão acontecendo nela. Ela aspira por isso.

A necessidade pela ascensão espiritual é manifestada muito mais em uma mulher. Ela se sente insatisfeita com o mundo, desapontada na família e no trabalho. Um homem procura por paixões bobas, como futebol, cerveja, amigos e assim por diante, e assim se perde nessas coisas. Ele vive atrás de falsos objetivos. Uma mulher é incapaz de fazer isso. Ela percebe o vazio mais internamente e precisamente. Ela não pode concordar com tais objetivos e anestésicos temporários. Mais freqüentemente ela embarca em uma busca espiritual e vem ao estudo da Cabala.

Vemos isso acontecendo em todo o mundo. Mais da metade dos 1.3 milhões de estudantes estudando dentro do esquema do Instituto de Cabala são mulheres.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais grátis, artigos e vídeos(em inglês).

Entre seu e-mail abaixo

 
 

ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Home | Bnei Baruch | Contato | Doações | Midia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info