A EVOLUÇÃO DO DESEJO HUMANO POR PRAZER


A evolução do desejo por prazer fez com que a humanidade sentisse uma necessidade constante de desenvolver, inventar e descobrir coisas novas. Um desejo maior significa maiores necessidades, que produzem habilidades intelectuais e de percepção mais aguçadas. O crescimento do desejo de receber gerou a evolução da humanidade, da seguinte forma:

Primeiro, o desejo de desfrutar manifestado nos desejos físicos, tais como o desejo por alimento, reprodução e família. Estes desejos já existem desde os primórdios da humanidade. Porém, como o homem é um ser social, desejos adicionais evoluiram dentro de nós, chamados "desejos humanos" ou "desejos sociais", tais como o desejo por riqueza, honra, domínio e fama. Estes desejos mudaram a face da humanidade, introduzindo as classes sociais, os sistemas hierárquicos, e as mudanças nas estruturas sócio-econômicas.

Posteriormente, veio o desejo de desfrutar o conhecimento. Estes desejos se manifestaram na evolução da ciência, nos sistemas de educação e na cultura. Seus traços surgiram pela primeira vez durante o Renascimento, e continuaram com as Revoluções Industrial e Científica, até os dias de hoje.

O crescimento do Movimento Iluminista e o secularismo da sociedade foram outras manifestações do desejo por conhecimento. Este desejo exigiu que o homem compreendesse tudo sobre a realidade à sua volta. Portanto, ele procurou mais e mais informação, e queria investigar e controlar tudo.

Se observarmos a evolução humana na cultura, educação, ciência e tecnologia, compreendendo que os desejos conduzem todos estes processos, concluiremos que os desejos em evolução também criaram todas as nossas idéias, invenções e inovações. Todos estes são apenas ferramentas “técnicas”, “servos” que evoluíram para atender as necessidades que estes desejos criaram.

Este processo de evolução do desejo acontece não só em toda a humanidade ao longo da história; ele também acontece na vida privada de cada um de nós. Estes desejos emergem em nós um a um, numa variedade de combinações, e dirigem o curso de nossas vidas.

Na realidade, o mecanismo interno que nos impulsiona para frente, e induz os processos que se desenrolam na sociedade humana, é realmente o nosso desejo de desfrutar. A evolução dos nossos desejos é incessante, e projeta tanto o nosso estado atual quanto o nosso futuro.