Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 08-11-09

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Abrindo o Pacote que Você Recebeu do Criador

 

No passado, tão recente como há cem anos, havia muitas pessoas que facilmente abririam mão de todos os seus bens materiais e fariam todos os esforços imagináveis, a fim de revelar o Mundo Superior oculto. No entanto, uma vez que ainda não era o momento da humanidade revelá-lo, e a humanidade ainda não tinha alcançado uma conexão global, o Governo Superior não impulsionou as pessoas nessa direção.

No século 20, porém, o egoísmo individual e coletivo das pessoas cresceu de tal forma que um indivíduo especula sobre cada esforço infinitesimal que tem que fazer, ponderando se o faz ou não. Se algum pensamento sobre a espiritualidade (boa ou má) nos visita, é sinal de que o Criador, o Nível Superior, está descendo até nós e nos convidando a nos conectarmos com Ele. Em resposta, a pessoa deve procurar uma conexão mais profunda e a maneira de destravá-la.

O nível superior nos envia pensamentos sobre Ele a fim de nos despertar, quem está abaixo, e Ele espera uma resposta ou reação de nós. Nós, o nível mais baixo, só precisamos abrir a mensagem que estamos recebendo e descobrir o que está nela.

É como alguém que está batendo à nossa porta, dizendo: "Você tem uma encomenda!". Essa encomenda é um pensamento sobre a espiritualidade que, de repente, chega até nós. Em resposta, nós devemos abrir a porta, receber o pacote, e depois abri-lo, a fim de descobrir quem o enviou e como devemos respondê-lo.

No entanto, em vez disso, enquanto ouvimos as batidas na porta, nós simplesmente ficamos sentados e esperamos para ver - o que acontecerá a seguir? Mas nada acontece, pois toda a mensagem está contida na batida; ela está dentro dos nossos corações. Assim, somos como um morador que está relutante em levantar de sua cadeira, e grita para o carteiro: "Deixe-a ao lado da porta, eu vou buscá-la mais tarde!".

É por isso que a Força Superior nos abandona e nós perdemos o desejo pela espiritualidade, até a próxima vez que formos despertados. Mas quem é que sabe quando esse desejo retornará novamente? É por isso que quando recebermos qualquer aviso, nós precisamos realizá-lo imediatamente até o fim, até abrirmos todas as mensagens e encomendas, e encontrarmos o endereço do remetente. Então seremos capazes de ir até Ele e bater à Sua porta!

Eu dormia, mas meu coração velava; e eis a voz do meu amado que bate, dizendo: "Abre-me, minha irmã, meu amor, minha imaculada ...

Já despi a minha túnica; como a tornarei a vestir? Já lavei os meus pés, como os tornarei a sujar?

... O meu amado tinha se retirado, e tinha ido...

(Do Cântico dos Cânticos do Rei Salomão, século IX a.C.)


 

Como Abrir o Pacote do Criador?

 

A abertura do pacote, do despertar que recebemos, significa começar a responder, a pensar sonre o que está acontecendo, o que está sendo exigido de nós. Como está escrito, "o que o Criador está exigindo de você". Para pensar: O que poderia ser? O que devo fazer? O que eu preciso para alcançar? O que ele quer de mim? Que tipo de exemplo Ele está me dando ao despertar-me? Na verdade, dentro do AHP de Elyon deve haver um exemplo do que eu preciso fazer. Eu preciso experimentar.

Qual é o Máximo de Esforço que Leva à Abertura do Pacote e ao Clamor pelo Criador?


Você deve procurá-Lo. Mas a pessoa pode entender essa questão através de uma ilustração material - o Criador bate à sua porta e diz: "Abra, eu gostaria de falar com você. Vamos lá, vamos nos conhecer". E você diz: "Ok, mas ... eu recém lavei meus pés", como no Shulamit do Cântico dos Cânticos. E você está pensando consigo mesmo, "Eu vou ficar sujo, por que eu sairia cama para abrir a porta ...". Exatamente esses momentos não devem ser perdidos. É muito importante.

Qual é o Exemplo que Vem do AHP de Elyon Que Desce Até a Pessoa. Como Ela Pode Identificar Isso?


Teoricamente, nós dissemos que o "AHP de Elyon desce até a mim". Porém, na verdade, o que chega até mim não é somente uma "batida na porta", mas é o Elyon que realmente quer me reconhecer, quer que eu O reconheça, de modo que iremos nos conectar, falar e nos revelar um ao outro. Todo pensamento que existe numa pessoa sobre o Criador – se origina disso. Deste ponto em diante, tudo depende da sensibilidade da pessoa, ou seja, o quanto ela consegue desenvolver esta chamada, examiná-la e ser atraída à ela. Esse é o arauto. Mas se a pessoa não implementá-lo, então, como no Cântico dos Cânticos, ele sai e é perdido.


 

A Necessidade do Esforço

 

Mesmo que o mundo inteiro estivesse na espiritualidade, exceto você, você teria que se esforçar de acordo com a raiz da sua alma. Caso contrário você não teria o vaso para sentir a espiritualidade. A espiritualidade não é algo pronto, no qual as pessoas podem levá-lo junto com elas.

Mesmo que elas o levassem, você permaneceria um “ponto” e não sentiria. Agora mesmo você está na espiritualidade. Quem vai desenvolver este vaso, a Hissaron (déficit), senão você, se não o atropelo? Como está escrito: "A disseminação e o desaparecimento da Luz tornam o vaso desejável para o seu papel". Quem fará isso se não você? Os outros não podem fazer por você.

Certamente, se você os influenciar, isso o ajuadrá - digamos que você tem milhões de dólares, e investe eles na disseminação da sabedoria Cabalística. Poreém, mesmo assim, o seu esforço continuará um esforço. Dando, você está ajudando a si mesmo, porque você "concede ao público", e eles o ajudam. Mas você ainda precisa se esforçar. Caso contrário, como você sentirá a espiritualidade? Você deve estar faminto; você deve desenvolver um apetite pela doação, pela conexão com as outras pessoas, pela adesão com o Criador. Quem o levará até isso? É impossível levá-lo desse jeito, como uma mala. Você quer a espiritualidade? Aqui vai - agora você deve receber – em torno de você está o mundo do Infinito; o que está incomodando você? No entanto, não há vasos.


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Home | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info