Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 10-11-09

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Alcançando a Solicitação Correta

 

Nós só conseguimos alcançar a correta solicitação se cada um pensar sobre o seu amigo, se quisermos ajudá-lo. Não é preciso fazer mais do que isso. Do amor pelos outros ao amor pelo Criador. Na falta do amor pelos outros, nós descobriremos que nos falta o amor pelo Criador.

Pergunta de um Aluno: Mas como eu devo ajudá-lo?

Resposta do Dr. Michael Laitman: Nisso nós descobriremos o quanto nós não pensamos uns nos outros. Então seremos capazes de passar de um cálculo pessoal egoísta (estou me sentindo mal), para um tipo diferente de cálculo (a quem eu estou agradando); que eu não tenho a qualidade de doação. Nós ainda teremos isso. O coração está fechado, o que você vai fazer? Mesmo em pessoas com o ponto no coração de nossos grupos ao redor do mundo - e eu as vejo e as sinto - os ouvidos ouvem, mas o coração não. Nós precisamos pensar mais e mais sobre o que podemos fazer para mudar isso, porque ninguém pode ter êxito sozinho: ninguém, somente através dos outros.

Em resumo, nós estamos num problema global; nós chegámos à crise global no nosso grupo. "O homem deve ajudar o seu amigo", e ninguém pode ajudar a si mesmo, ninguém. Somente os amigos podem ajudar - se eu receber o sentimento de Arvut (garantia mútua) deles, se eu receber deles todas as condições que necessito para exigir, eu atingirei a espiritualidade. E se eles não ajudarem, eu não a alcançarei. O que você pode fazer? Pague-os, leve presentes para eles, eu não sei. Tudo depende do desejo em seu coração, do desejo que está oculto de você e você não pode influenciá-lo de nenhuma forma. Portanto, tudo depende do acordo, do trabalho mútuo, do respeito mútuo - estas são as únicas coisas que podem levar à ela.

Nós devemos sentir esse problema como o nosso maior problema interior, como o problema que realmente ameaça a nossa vida. Nós podemos comparar isto a uma situação em que algum problema surge na família, e tudo é minimizado comparado a enfrentar isso.

Tudo Depende Deles

Eu não posso pensar que estou sem a qualidade de doação, que me falta o sentimento dos outros, que me falta o sentimento do Criador, como a qualidade de doação dentro de mim. Eu não acho que isso é que me falta interiormente, que se eu sentir o amor dos outros eu alcançarei a "salvação", que o amor pelos outros, que eu sinto dentro de mim, é a "salvação". E ponto. Nós devemos nos esforçar mais, e perceber que somos incapazes disso. Isso se chama "E os filhos de Israel gemiam por causa da servidão e clamaram".

O que pode ser feito? Apenas os outros podem me ajudar. Por quê? Porque esta é a forma como nós somos construídos. Se eles querem que eu deseje, necessite, queira, pense sobre a doação, eu alcançarei isso. Se eu tiver um ponto no coração, os meus amigos, o meu ambiente, podem me influenciar através da publicidade, dos exemplos pessoais, dos seus pensamentos, etc, e com isso, de repente, esse déficit se formará em mim. E com esse déficit eu já irei ao estudo, ao Criador, a um clamor, e ao grupo.


 

A Linguagem da Cabala é a Doação

 

Pergunta de um aluno: Existem regras sobre como estudar Cabala que um aluno deve seguir a fim de aprender a língua Cabalística?

Resposta pelo Dr. Michael Laitman: A linguagem da Cabala é a linguagem da doação. Os quatro tipos de linguagem da Cabala (as linguagens da Tanach, Halachá, Hagadá e Cabala) explicam como doar. Isto isso que você deve aprender ao ler todos os livros e explicações. Você deve sempre lembrar que tudo o que você está lendo e ouvindo, está lhe ensinando sobre a doação.

A linguagem é um programa que você coloca dentro de você e que se manifesta em movimento. Este programa faz você pensar e querer as coisas de maneira diferente, dando-lhe uma nova atitude em relação ao mundo. Portanto, a linguagem Cabalística é a linguagem da doação.


 

Você Precisa de um Professor de Cabala para Aprender o Programa de Conexão com o Criador

 

A palavra Cabala pode ser interpretada de diferentes maneiras. Um dos seus significados é "transmitir algo", porque a linguagem Cabalística só pode ser transmitida através da conexão entre o aluno e o professor. Todas as outras linguagens (Tanach, Halachá e Hagadá) podem ser aprendidas por conta própria, desde que você receba livros de gerações anteriores, explicando os conceitos-chave, e que você tenha alguém para aconselhá-lo. No entanto, quando você aprende as outras línguas, você não precisa ter uma relação estreita com o professor, você não precisa saber como ele pensa, sente e se relaciona com todas as coisas. Você não precisa absorver nada dele ou copiar sua atitude e visão de mundo.

No entanto, para atingir a linguagem da Cabala, você precisa se agarrar a um professor. Isso porque ele é superior e você inferior. Ele lhe dá o seu AHP, e você precisa perceber isso como algo positivo e desejado, apesar da aparência externa que, deliberadamente, repele você. Claro, você não concordará com o professor e você não o desejará. Você irá afastá-lo e até mesmo odiá-lo. No entanto, isso ocorre a fim de mostrar o quanto você não deseja a espiritualidade.


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Home | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info