Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 11-10-09

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Apressando-se Para Ser Um Homem

 

A sociedade abastece a pessoa com padrões artificiais de comportamento, brinca com seu ego, sem perguntar se ela quer viver de acordo com eles ou não. O lugar na Terra onde ela nasce determina os valores culturais que serão implantados nela desde o nascimento, e a educa para ser a pessoa que ela precisa ser. Quer queira quer não, ela bebe esses valores, e vive de acordo com eles toda a sua vida. Para poder usar ainda mais a pessoa, a sociedade também acrescenta promessas de recompensa no mundo vindouro. E, como foi dito, o homem não tem livre escolha, ele não tem escolha.

Porém, certo dia, "o ponto no coração" subitamente desperta nessa pessoa, e ela se desespera de sua vida anterior. Então, ela começa uma nova página em sua vida. Todos os seus valores anteriores são destruídos e desaparecem do horizonte, perdendo toda a importância. Os padrões de comportamento anteriores ficam cancelados, porque não há nada neles que lhe dê recompensa ou castigo. Somente as normas de comportamento essenciais permanecem, sem as quais a pessoa não pode existir.

Se ela for uma pessoa religiosa, então as dúvidas a respeito do mundo vindouro também despertam nela. As circunstâncias a trazem ao grupo, aos livros Cabalísiticos, e agora ela deve escolher: Com que intensidade ela deseja se integrar neste grupo, neste caminho? A sua liberdade não está na escolha do caminho, mas no ritmo do avanço, de quanta energia ela investirá, na velocidade com que ela absorverá os exemplos dos demais, os novos padrões de comportamento e os novos valores.

A sua escolha é apenas em que grau ela se incorporará ao processo coletivo, avançando mais rápido ou mais devagar. Aqui lhe é dada a liberdade de absorver os novos exemplos e padrões fornecidos pelo novo grupo na velocidade máxima.

--Retirado da Preparação para a Aula

 

Crescendo Dia a Dia, Como Um Bebê

 

Você nunca se perguntou por que precisamos atravessar milhões de anos de evolução, a fim de começar a ascender de volta, de baixo para cima? Um enorme desejo reside dentro de nós, o qual está oculto de nós. Este desejo está conectado a todos os mundos. Eu devo me aprimorar, e as alterações que eu atravesso influenciam todo esse desejo infinito - toda a criação; enquanto que as mudanças na criação me influenciam e criam pequenas mudanças em mim – pois estas são as doses precisas que eu consigo tolerar.

Nós estamos fazendo um grande trabalho que está oculto de nós. Como um bebê que avança em seu desenvolvimento dia após dia, a uma taxa que ele nunca mais avançará ao longo de sua vida, aonde ocorrem enormes mudanças em seu desenvolvimento a cada mês durante o primeiro ano, em comparação com as mudanças que ele atravessará num mês na idade de cinco, dez ou vinte, nós também nos transformamos rapidamente, exceto que isso está oculto de nós!

É por isso que ele se chama "tempo de ocultação". Na verdade a grande obra que realizamos está oculta de nós. Como um bebê, que faz um esforço e não percebe o que está fazendo, nós também não percebemos isso. Mas, ao mesmo tempo, grandes mudanças ocorrem em nós.

 

Por Que a Cabala, específicamente

 

Às vezes as pessoas me perguntam: por que não qualquer outra coisa, por que a Cabala especificamente? Se deve ser a Cabala: qual é o problema da criação, o que atua sobre ela, onde está o doador e onde está o receptor? Mostre-me um método diferente.

O que poderia ser diferente? Você pode criar uma física diferente em nosso mundo? Não. E aqui é a mesma coisa. A Cabala não é uma teoria que alguém inventou. Os Cabalistas investigaram as leis pelas quais o desejo de desfrutar opera, e a força que atua sobre ele, as vantagens e desvantagens, um contra o outro. De suas observações, eles criaram a sabedoria da Cabala - a sabedoria que explica como a Luz e o desejo, dos quais toda a criação é composta, estão conectados em várias situações possíveis. É por isso que a Cabala é chamada de ciência.

--Retirado da Preparação para a Aula

 

Qual É a Razão para a Crise?

 

Como uma pessoa ousa dizer que não faz parte do sistema da natureza? Se você não é parte da natureza, então o que é você? Milhares de anos atrás, ou um século atrás, você era controlado pela natureza, mas agora você não é mais? E porque é que o mundo não é controlado pela natureza? É por que você tem criado alguns brinquedos - carros e aviões? Tudo o que você fez foi tomar substâncias diferentes e misturá-las, e você aparece com o plástico e o chiclete. Então, o que fez você se separar da natureza?

A verdade é que nós não fomos separados da natureza. Todas as ciências, incluindo a teoria de Darwin, dizem que nós somos o resultado da evolução dos níveis da natureza (inanimado, vegetal e animal). Então, porque é que a pessoa de repente se julga acima da natureza, separada do sistema integral do universo? Por que ela de repente dá um passo além dos seus limites e diz "Eu sou livre"? Ela está livre do que?

Então agora, devido ao nosso orgulho estúpido, porque pensamos descaradamente que somos livres, estamos enfrentando uma crise. O fato é que não somos livres, e existimos dentro do sistema global e integral da Natureza (o Criador). Portanto, devemos agir em harmonia com o sistema.

Nós estamos dentro do Criador. Ele nos controla, e não há mais ninguém além Dele. Nós não temos qualquer possibilidade de agir livremente, de nenhuma maneira. Até mesmo a sensação de que parecemos estar à frente Dele nos é dada por Ele, a fim de nos elevar.

--Retirado da 3a parte da Aula, Introdução ao TES

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Home | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info