Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 12-11-09

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Construindo o Grupo Espiritual

 

O que pode ser feito a fim de despertar a situação no grupo? Nós devemos abordar os artigos do Rabash sobre o grupo. Como em todos os grupos de Cabalistas ao longo da história, nós também devemos lidar com o conjunto de regras do grupo - para nos certificarmos de que ele está em uso, aplicação e transformação constantes. O objetivo do conjunto de regras é permitir que a pessoa mude gradualmente a sua forma, de corporal para espiritual. Esse é o papel do grupo. Portanto a realização de cada um de nós é dentro do grupo, quando eu construo uma forma que mais tarde me influencia e me molda. Digamos que agora eu sou um quadrado e preciso ser um círculo; então, eu construo um grupo “redondo”, onde todos são como "um homem em um coração", no amor, na amizade, na Arvut (garantia mútua). E isso precisa me influenciar e me tornar como tal.

Esta é a forma geral, a correção geral que cada um de nós atravessa em relação ao grupo, todos juntos em relação à humanidade e, portanto, a humanidade também necessitará receber esta fórmula. Nós precisamos influenciar a humanidade, porque este grupo que estamos construindo, que já é composto de alguns milhões, é o mesmo grupo que será usado como modelo - a marca que dará forma a todos os que desejam mudar. É desta forma que nós devemos construir o grupo.

Construir um grupo dessa natureza, que deixará a sua marca em todo mundo, é de fato a “verdadeira disseminação”. Porque todo aquele que ingressar sob esta influência, receberá imediatamente a sua forma, sob a forma de pensamento, desejos, atitude perante a vida, perante as crianças, a família, o Criador, a criatura, a si mesmo e, na verdade, perante tudo. É assim como será no futuro.


 

Você Usará a Cabalá Como uma Poção de Morte ou um Elixir de Vida?

 

Pergunta de um aluno: Você disse que os livros de Cabalá são como os livros de medicina. Qualquer dicionário médico ou bula de remédio listará os casos em que é proibido ou mesmo perigoso tomar um remédio. Existem contra-indicações similares nos livros de Cabalá?

Resposta do Dr. Michael Laitman: Certamente! A "Introdução ao Talmud Eser Sefirot" diz que a Torá (assim como a Cabalá) pode ser um “elixir da vida” ou uma “poção da morte”. É fato conhecido que todos os remédios são venenos, mas nem todos os venenos são remédios. Todos os remédios foram criados baseados em venenos; caso contrário, eles não teriam um efeito de cura.

Nós só podemos ser curados ou corrigidos com a ajuda de um veneno, transformando o veneno em remédio, ou tomando porções especiais de veneno para combater o mal que está dentro de nós. Este princípio vem desde a fundação da natureza, seguindo a regra: "O anjo da morte se transforma em anjo da vida". O mesmo princípio é usado na medicina.

É por isso que uma serpente enrolada em torno de um recipiente com remédio é o símbolo de cura usado na medicina. Isso não veio da imaginação de alguém, mas do princípio básico de toda a natureza.

A Cabalá diz a mesma coisa: você deve usar os livros como uma manual de instruções (bula), um remédio que trabalhará contra o seu egoísmo, porque a Luz que ele contém irá corrigí-lo e trazê-lo de volta à Fonte. No entanto, se você não aceitar o livro como um meio para lutar contra o seu ego, a fim de corrigir a si mesmo, então os estudos inflarão o seu orgulho, a sua auto-confiança, e a sua demanda por uma recompensa neste mundo e no mundo vindouro. Assim, o estudo se transformará numa "poção da morte". Você se tornará um egoísta ainda maior e exigirá um pagamento por parte do Criador.

O Baal HaSulam escreve nos itens 69-71 da "Introdução ao Livro do Zohar" que a fonte de todos os problemas do mundo se encontra somente no uso incorreto que as pessoas fazem da Torá e da Cabalá.


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Home | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info