Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 16-10-09

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Abordando a Aula com a Intenção da Cura

 

A substância da criação é o desejo de receber, e isso é irreversível. Nós devemos mudar o uso que fazemos dele, a nossa intenção - o porque ou para que fazemos qualquer ação, pensamos certos pensamentos, o que desejamos de cada coisa? Nós precisamos constantemente nos perguntar "Por quê?"

O meio que nos foi dado para mudar a nossa intenção é a aula de Cabala. A aula é um tipo de tratamento médico que administramos em nosso desejo de receber, de modo que ele seja capaz de mudar o desejo. Quanto mais estamos expostos a este tratamento, maior a chance de mudarmos a nossa natureza.

Porém, chegar sozinho ao tratamento não é suficiente. Nós precisamos saber o motivo da vinda, e a mudança exata que precisamos fazer dentro de nós. Nós precisamos saber como abordar este tratamento – o que exatamente precisamos para nos curarmos, o que precisa mudar dentro de nós, e como ressurgir desse tratamento. O professor pode ser excelente e o ambiente pode ser forte e bom, mas se eu só venho para a aula, eles não me afetarão. Para que o tratamento tenha êxito, devemos encará-lo com a sensação de que estamos ali para curar a nossa alma.

Chegar para a aula dessa maneira depende muito de como somos guiados a pensar sobre essa cura, e até que ponto os membros do grupo gostariam de se curar e atingir o nosso objectivo comum - a correção da alma - e até que ponto eu estou inspirado pelo guia e os amigos. Em suma, tudo depende da nossa preparação.

A preparação para uma ação é chamada “Keter”. Tudo o que se segue se propagará a partir de Keter. Ao longo da aula, independentemente da sabedoria que eu estou estudando, a análise e síntese dos tópicos da aula, ou as diferentes perguntas ouvidas, devem ser acompanhadas de uma única intenção - a cura. Cada palavra, cada frase, cada pergunta, cada resposta ou discussão que pode ser ouvida durante a aula - tudo tem o seu lugar somente se eu desejar ser curado por elas. Se essa intenção não existe, não há motivo para todas as perguntas, pensamentos e atenção, porque eles serão infrutíferos.

Para termos êxito nisso, nós devemos nos habituar a realizar todos os tipos de exercícios. O tempo todo, dois pensamentos paralelos devem nos acompanhar: O que eu estou dizendo, pedindo e fazendo neste momento? Paralelamente, no entanto, deve haver um pensamento mais interno: O que eu desejo de tudo isso? Esse pensamento interior deve ser a minha principal preocupação. Exteriormente, eu pratico o jogo em que finjo estar interessado na aula, como se eu a escutasse. Porém, eu repito para mim mesmo que a coisa mais importante é a exigência interior para me curar. Eu devo continuamente averiguar: Será que o pensamento de cura da alma através do material que eu estou estudando, ouvindo e discutindo, é maior do que o tema da aula em si? Caso contrário, isso é considerado, "Sua sabedoria é maior do que suas ações".


 

Desejando Apenas A Espiritualidade

 

Ao longo da nossa evolução espiritual, nós experimentamos diferentes sensações, através das quais nos desenvolvemos. No final, esse desenvolvimento nos leva ao ponto onde não importa o que sentimos ou experimentamos: a coisa mais importante para nós é a espiritualidade.

O Criador nos coloca diante de situações agradáveis e desagradáveis, eleva-nos e depois nos coloca para baixo, transforma-nos num trapo, nos mostra o quanto a natureza que Ele criou é ruim, nos faz sentir vergonha e sofrer com isso, etc. No entanto, ao longo de todo esse processo desagradável, em que o Criador nos apresenta situações que nos levam a querer sair do nosso ego, a pessoa não deve abandonar a única coisa que deseja: a consciência espiritual. Não importa para ela se isso for acompanhado de sensações positivas ou negativas.

A velocidade com que a pessoa atravessa o processo de desenvolvimento depende da sua intenção durante o estudo. Essa intenção é construída pelo grupo, o professor, e o estudo das fontes. Se nós colocarmos todos esses fatores de forma adequada, e pensarmos sobre eles ao longo do dia, consolidaremos a nossa preparação adequadamente, através da qual emergirá a espiritualidade. Então, antes, durante e depois da lição nós devemos estar preocupados apenas com a nossa preparação, e isso acelerarará muito o nosso desenvolvimento.

O nosso único problema é que nós não conseguimos reunir todos esses itens, de modo a exigir constantemente a cura ao longo da lição.


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Home | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info