Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 21-10-09

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Revelando O Criador Na Conexão Com Os Demais

 

Nós não percebemos que no estágio da preparação nós revelamos em nosso interior um vaso infinito, que corrigiremos nas fases seguintes do "Arrependimento a partir do Temor" e do "Arrependimento a partir do Amor". Assim, o período de preparação é o mais importante de todos, e também o mais difícil. O que acontece após o período de preparação é relativamente fácil. A partir do momento que a pessoa entra no estágio da revelação, "A Pessoa Aprende Com A Sua Alma". Portanto, nós devemos respeitar e dar importância ao período que estamos atualmente atravessando, não apagá-lo, mas compreender que o menor avanço durante este período já é um grande passo em nosso caminho em direção à revelação. Por enquanto, a pessoa se sente às vezes mal, às vezes bem, ou seja, ela julga seu estado de acordo com o seu humor. Depois, ela começa a determinar o bem e o mau de acordo com sua compreensão do processo pelo qual está passando. Mas ambas as formas de avaliação destes estágios são egoístas.

Eventualmente, ela descobre que não atingiu nada depois de todos os estados que atravessou, e todo o esforço que realizou; em seguida, o sofrimento suaviza e ela começa a ouvir que é dependente do grupo, e que somente a partir dele é que pode receber novos vasos para construir a sua alma. No começo, ela não consegue entender o que significa comprar desejos de outras pessoas, e só depois começa a perceber que o desejo pela espiritualidade não existe dentro dela, e jamais existirá, a menos que ela receba dos outros.

Todas essas sensações se acumulam lentamente em nós, como resultado de pequenas ações que realizamos na caminhada.


 

Um Em Um

 

Atualmente, em nosso desenvolvimento, nós adentramos um sistema global, no qual estamos todos conectados uns aos outros. Se no passado cada um se desenvolvia por conta própria, agora nós alcançamos um estágio em que todos nós pertencemos um único sistema, e assim nos tornamos inversos ao Criador, que é também Único.

Este é um novo estado, que não enfrentamos antes. No passado, cada um de nós tinha um pouco de egoísta, e tudo o que atravessamos ocorreu para nos elevarmos, cada um segundo o seu ego. Porém, agora a Luz age sobre nós com a finalidade de nos levar à correção de nossa associação. Este é um tipo completamente diferente de Luz - uma Luz que nos torna opostos ao Criador. Se for assim, onde está a grande mudança? É nisso que o Criador é "Único"; e no passado havia sete bilhões de nós. Agora, é hora de sermos "Como um Homem em Um Coração".

O fato de que ainda devemos alcançar este estado, mesmo que tenhamos nos tornado um único ser, faz com que sintamos a contradição entre nós e o Criador. No passado, a natureza nunca nos atingiu com golpes tão duros, porque não estávamos opostos ao Criador. Os golpes que recebemos no passado, ocorreram para que avançássemos; mas hoje não há lugar para avançarmos. O que mais podemos fazer? Inventar novos carros ou aviões? Nós já não os queremos. Por que não queremos evoluir, ainda que tenhamos alcançado grandes habilidades? É porque o nosso desejo mudou. Nosso desejo atingiu o seu clímax, seu nível mais elevado; portanto, nós sentimos como se não quiséssemos mais nos desenvolver. A Luz parou de nos desenvolver, e agora, ela já está nos pressionando a nos conectarnos uns com os outros, de modo que todos nós estejamos juntos ao Criador.

O tipo de Luz que atualmente age sobre nós, nos direciona em direção à conexão entre nós, pois estamos enfrentando uma crise global. A crise está na conexão entre nós, no modo como somos desiguais ao Criador, ao Uno. Portanto, o século XXI é um século essencialmente diferente de tudo que aconteceu no passado. Todos os problemas que são revelados hoje dizem respeito ao sistema como um todo, toda a humanidade, e é por isso que todo mundo está começando a sentir que está dentro de um vaso único.


 

Congresso - Uma Oportunidade De Cruzar A Machsom

 

Esperemos que o Congresso tenha êxito, e que revelemos nele a Ohr HASSADIM (Luz de Misericórdia), que necessitamos totalmente, e com a qual seremos capaz de atravessar a Machsom (barreira). É possível. Nós só devemos entender do que isso depende – de nossa conexão interna, acima de todas as diferenças, do nosso desejo de revelar o mal e transformá-lo em bem. Nós queremos nos conectar entre nós acima dó dio, da inveja, do prazer, da honra, do controle, acima de tudo o que pode ser revelado entre o homem e o seu próximo.

Nós não queremos apagar o ego que se revela entre nós, mas sim cobri-lo com amor, como está escrito: "O amor cobrirá todas as transgressões". Esperemos alcançá-lo. Na verdade, cada vez que nos reúnimos nestes encontros, damos um passo muito sério na direção correta. Do mesmo modo, esperemos que todos os nossos amigos, de todo o mundo estejam na mesma situação, no mesmo estado interior. Boa sorte a todos nós.

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Home | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info