Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 24-11-09

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Revelando o Local da Quebra entre Nós

 

Pergunta de um aluno: Como eu faço para despertar uma conexão maior entre eu e os demais?

Resposta do Dr. Michael Laitman: O grupo precisa mostrar à você a importância da doação, da conexão entre vocês, de sair de si mesmos, de considerar as coisas que você lê num livro ou ouve de um professor, não permitindo que você sossegue, como você sempre faz instintivamente - "está tudo bem, eu estou bem".

Pergunta de um aluno: Eu entendo. Mas o que eu posso fazer?

Resposta pelo Dr. Michael Laitman: Eu não sei. Faça algo que fará com que eles lhe dêem em troca a mesma importância. Você precisa encontrar o local onde você será capaz de perceber a espiritualidade, e este lugar é apenas a conexão entre você e eles. Se você não sente este local, ou seja, se você não sente o apoio, a reação, a exigência deles, então você não terá a possibilidade de implementar nada.

Pergunta de um aluno: Será que o pensamento sobre os amigos e sua exigência interna despertam em mim a capacidade de ouvir?

Resposta do Dr. Michael Laitman: Sim. Como o Rabash escreve em seus artigos sobre o grupo – nós devemos despertar os amigos, de modo que, em contrapartida, eles irão nos despertar. Mas antes, nós devemos entender que sem eles nós estamos perdidos. Eu tenho que ouvir o grupo, receber deles uma deficiência que só existe no grupo, apenas na conexão entre nós. Eu posso perceber a mim mesmo, me ver, sentir a espiritualidade, doar; eu devo me colocar lá, e é lá que eu devo me esforçar. Eu preciso ouvir deles que isso é importante. Eles precisam me revelar o local da quebra, o que eu devo corrigir, onde é o local da correção, etc.; caso contrário, eu faço as coisas num local que não está quebrado.

Portanto, o Rabash escreve que 99% das pessoas não têm êxito porque não identificam o local de esforço. Elas se esforçam bastante, mas isso não é chamado de "esforço". Há um vaso diante de você, e em vez de corrigir a quebra nele, você o limpa, acaricia, e faz coisas que são completamente desnecessárias. Você não está agindo no lugar certo, e não está fazendo a coisa certa, além de estar esperando uma realização, uma resposta. Mas esse vaso não pode ser preenchido - a Luz não pode vir se houver um buraco na lateral do vaso. Nós devemos identificar esse buraco: Onde é que ele está exatamente, como podemos repará-lo, e como os outros nos ajudam com isso, porque esta é a reciprocidade.


 

Ter em Mente o Objetivo Geral

 

Se a pessoa não considera seu objetivo geral, isso não é bom. Antes de tudo, ela deve ter em mente o objetivo geral, e além disso resolver seus problemas diários como trabalho, banco, família, saúde, etc. Caso contrário, por que ela está fazendo algo? Dentro de cada coisa que fazemos deve haver uma corrente que conecta tudo à meta. Caso contrário, perderemos o nível “humano”. E eu digo que no subconsciente este nível existe todavia, e determina o nosso avanço. Se toda a nossa realidade não estivesse tão conectada a este nível interno, nós não teríamos avançado através do crescimento do desejo de receber.


 

O Livro do Zohar Só Pode Ser Compreendido Através da União

 

Quando nós estudamos O Livro do Zohar, devemos lembrar que ele foi escrito por um grupo de Cabalistas e, portanto, só pode ser entendido também dentro de um grupo. Para entender este livro, nós primeiro temos que nos unir, encontrar as conexões entre nós e tentar revelar as conexões com a ajuda deste livro. Nós seremos capazes de revelar este livro apenas dentro da conexão entre nós.

Tudo o que O Livro do Zohar fala é entre almas, entre nós. Se nós desejarmos doar uns aos outros, esses desejos se tornarão nossas almas, e dentro deles, dentro da conexão entre as almas, revelaremos o Criador, a Luz que nos conecta.

O Livro do Zohar fala sobre como nós podemos revelar a Luz Superior: ela é revelada dentro da intenção de doação e amor. É por isso que a preparação para o estudo e o empenho no O Livro do Zohar é como se preparar para adquirir a qualidade de doação e amor, o pensamento de unidade, de garantia mútua, e o "amar ao próximo como a ti mesmo". Nós estamos nos preparando para alcançar este estado, a fim de revelar a Luz de doação e amor. É isso que O Zohar nos ajudará a alcançar.

É exatamente essa a razão pela qual a Cabala está sendo revelada na nossa época: a fim de ajudar a humanidade a atingir esta qualidade. Mas isso só acontecerá na medida em que percebermos que é necessário.


 

A Meta Que o Livro do Zohar Estabelece para Nós

 

Como resultado da leitura do Livro do Zohar, nós percebemos que ele fala sobre coisas que nós sempre aprendemos - sobre como avançar nos níveis da escada através do professor, dos livros, e do grupo. Ele fala sobre a maneira como a pessoa descobre o local da quebra. "Eu criei a inclinação ao mal" - revela como a nossa inclinação é má; e depois, "Eu criei a Torá como tempero" - o homem precisa da Luz que Corrige. Assim, ele ascende os níveis deste mundo até o outro mundo - da “falta de conhecimento” para o “conhecimento”, pois "conhecer" significa "conectar-se com o Criador", unir-se a Ele, como está escrito: "E Adão conheceu Eva". Quanto mais a pessoa "sabe", ou seja, conecta-se ao Criador, mais ela pode se assemelhar a Ele, causar-Lhe satisfação, ser como o Criador. Este é o objetivo que O Zohar nos apresenta.


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Home | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info