Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 27-10-09

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

O Ponto De Conexão Com O Doador

 

O vaso pela espiritualidade é construído acima dos vasos pela luxúria, honra, poder, inveja etc. Se é importante para a pessoa estar acima de todas essas sensações em sua conexão com o Doador, mesmo que não receba uma resposta disso, ela realmente está no ponto de conexão com o Doador, com o Criador, no "ponto no coração". Mas antes, ela deve passar por situações de inveja, ódio, honra, cobiça e estar pronta para renunciá-los. Como ela pode conseguir isso? Somente estando no ambiente correto; caso contrário, a pessoa justifica a si mesma e imagina que está recebendo a espiritualidade dentro de seus vasos de honra e de inveja.

Existem apenas duas forças externas que podem salvar uma pessoa: a força do grupo e a Luz Circundante. E ela não possui nenhuma destas forças, sequer remotamente. Para atingir essa consciência, a pessoa precisa de uma grande ajuda do alto, uma cura, porque muitas pessoas teriam sido dignas desse ponto de contato com o Criador, mas não o atingiram. Para ter êxito, ela deve temer que também possa não alcançá-lo.

Embora o mundo esteja se tornando global e todo mundo precise alcançar o mesmo ponto, não há renúncia do vaso. O tempo está se tornando mais apertado, mas os discernimentos permanecem idênticos e todos terão de atravessá-los.


 

O Nosso Vaso Está Fora De Nós

 

É muito difícil analisar e se convencer de que nem a sua mente, nem suas emoções podem lhe trazer discernimento espiritual, e que a única maneira de recebê-los é através da conexão com o grupo (vaso), e com a Luz Circundante (preenchimento do vaso). É muito difícil ser convencido de que o nosso vaso espiritual se encontra fora de nós – em nossa conexão com o grupo, e na realização e correção desta conexão através da Luz Circundante. No caminho até lá nós devemos passar por vários discernimentos.

Primeiro, a pessoa está sentada, comendo e dançando com seus amigos sem nenhum problema, mas depois ela começa a odiá-los, invejá-los e controlá-los. Mais tarde, surgem discernimentos adicionais e, então, o processo se repete alternadamente. Mas a coisa mais importante é entender que todas as análises devem ser feitas voltadas para o ambiente e que todos os discernimentos internos de uma pessoa são inúteis. O seu vaso não está dentro dela. É por isso que os Cabalistas escrevem tanto sobre a correção da quebra.


 

O Grupo É O Salva-Vidas Num Mar Tempestuoso

 

Nós estamos num mar tempestuoso. Ele poderia ser tão tempestuoso quanto necessário, mas a intensidade da tempestade que a pessoa experimenta depende da sua capacidade em se segurar a uma tábua, o salva-vidas, que é o grupo. Portanto, o ritmo do nosso avanço depende apenas da conexão com o grupo. Quanto mais nos seguramos nele, mais seremos jogados para cima e para baixo, recebendo todos os tipos de sentimentos, tais como inveja, ódio e confusões. Mas não devemos temer isso. Devemos apenas manter a conexão com o grupo acima de todas essas sensações. "Manter a conexão" significa organizar a programação diária e realizar o que foi determinado pelo grupo. Em oposição a isso, receberemos o desrespeito para com eles, e os amigos parecerão pequenos para você. E aqui haverá espaço para o trabalho.


 

Colocando-nos Sob a Influência do Ambiente

 

O fato de nós conseguirmos mudar o nosso caminho é muito bom. A única questão é: O que leva a pessoa a mudar, o que a influencia e a transforma? A questão que mais faz avançar a pessoa é a influência correta do grupo, que está dirigido para a revelação da Divindade.

Como regra geral, nós avançamos somente por influência externa. Se eu estivesse perdido numa floresta, eu cresceria como uma besta ou um animal; e se eu esbarrasse numa sociedade que avançasse espiritualmente, eu me desenvolveria de modo a ser como ela. Tudo depende do ambiente.

Na verdade, nós somos levados a um ambiente a partir do Alto. Nós não escolhemos ir até ele. Nós só escolhemos o grau no qual nos colocamos sob sua influência. E isso determina tudo. Ficar sob a influência do ambiente significa ficar sob a influência do professor, dos livros e dos amigos. Assim, eles me influenciarão na medida em que eu gostaria de ser influenciado por eles, perder completamente a minha cabeça. Eu não posso determinar que eu queira ser influenciado por eles por um lado, mas não por outro. Se eu fizer tais análises, eu não os considero superiores a mim. Portanto, a análise é para que eu me subjugue diante do grupo.

Quem faz isso no ambiente correto, avança corretamente. Esta é a única força de desenvolvimento que existe, porque a Luz Circundante (o Criador) situa-se na atitude e na conexão entre nós e o ambiente. Portanto, a escolha do ambiente é a nossa única ação livre.


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Home | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info