POR QUE ESTOU PROCURANDO ALGO ESPIRITUAL?


Por que eu sempre quero algo mais, algo diferente daquilo que a vida me oferece? A Cabala expressa assim esta pergunta: Como surge o desejo pela força superior? A humanidade tem se desenvolvido ao longo de muitas vidas. Primeiro, assemelhando-se às bestas, apenas com desejos por comida, família, sexo e abrigo; depois, através de fases: riqueza, poder, honra e conhecimento.

Na primeira fase do desenvolvimento, os desejos por comida, família, sexo e proteção são só desejos pessoais. Até mesmo um indivíduo totalmente isolado tem estes desejos e tenta satisfazê-los. Os desejos condicionados à influência da sociedade (desejos por riqueza, poder e honra) emergem na próxima fase.

Mais tarde, surge o desejo pelo conhecimento. As ciências prosperaram à medida que descobrimos de onde tudo se origina, as nossas raízes. Porém, este desejo pelo conhecimento ainda reside dentro da estrutura deste mundo.

Somente na próxima fase é que o ser humano deseja conhecer a fonte verdadeira, a sua essência – o sentido da vida. “De onde eu venho?”. "Quem sou eu?". "O que sou eu?". Estas perguntas causam desconforto e perturbam a pessoa.

Os seres humanos são egoístas por natureza. Todos os nossos desejos são auto-motivados e anseiam por satisfação. Eles nos pressionam, literalmente controlando todos os nossos movimentos. O ápice do egoísmo em nosso mundo é o desejo de ser preenchido com o conhecimento sobre algo acima de nós.

Qual é a fonte dos desejos, e como eles surgem? A fonte dos desejos é o sofrimento. A passagem de um tipo de desejo a outro só acontece sob a influência do sofrimento. Se eu estou num estado equilibrado, eu me sinto confortável e tudo está perfeito. Então, surge um novo desejo, e sinto que algo está faltando. Agora, eu quero experimentar algo novo; começo tentando satisfazer este desejo... e esse processo continua se repetindo. Em outras palavras, estou sempre correndo atrás de novos prazeres.

Nós nascemos neste planeta. Vivemos e morremos tentando satisfazer nossos incontáveis desejos. Só depois de muitas vidas é que alcançamos o estado em que um único desejo é tudo que fica: o desejo de alcançar a nossa fonte, o significado de nossas vidas. Quando surge este último e definitivo desejo, tudo parece desnecessário e sem sentido. Ficamos deprimidos, nos sentindo emocional e espiritualmente vazios, como se nada neste mundo pudesse trazer felicidade. A vida parece insensata, carente de algo verdadeiro. "Qual é o sentido da minha vida?". "Por que eu existo?". Estas são as perguntas que trazem as pessoas para a Cabala.