EDUCANDO A PRÓXIMA GERAÇÃO DE CRIANÇAS


Todos nós nos esforçamos para dar aos nossos filhos as melhores ferramentas para a vida. É por isso que, intuitivamente, os educamos para que sejam altruístas. De fato, a educação da geração mais jovem sempre se baseou em valores altruístas.

Nós educamos nossos filhos para serem gentis com os demais, porque, inconscientemente, sabemos que ser indelicado com os demais pode, eventualmente ferir a pessoa indelicada. Nós queremos dar segurança às nossas crianças, e achamos que só podemos conseguir através da educação altruísta.

Assim, a confiança de uma pessoa não depende do indivíduo, mas do ambiente. Como o ambiente reflete a atitude de uma pessoa em relação a este, todo o dano chega até nós a partir do ambiente. No entanto, ao promovermos valores altruístas, aumentamos as chances de que a sociedade não nos prejudicarará.

Cada sociedade, em cada país, ao longo da história, quis transmitir os valores altruístas para seus filhos. Somente um indivíduo muito poderoso, como um tirano, cujo exército está preparado para impor sua vontade, pode se dar ao luxo de ensinar seus filhos a serem implacáveis, imprudentes e impiedosos. Mas os filhos dessas pessoas precisarão de uma enorme proteção para sobreviver. Eles terão que ficar vigilantes contra todos, e protegerem-se por meio da força das armas.

Uma boa atitude em relação às outras pessoas dá uma sensação de segurança, paz e calma sem igual. Por essa razão, tentamos educar nossas crianças com estes valores. No entanto, e este é um ponto importante, no momento em que os nossos filhos vêem que nós não nos comportamos dessa maneira em relação aos demais, eles se tornam tão egoístas quanto nós.

A educação adequada é baseada nos bons exemplos. Será que nós estamos demostrando aos nossos filhos um exemplo de comportamento altruísta para com os demais? A resposta provavelmente é negativa, embora nós realmente os eduquemos a serem altruístas quando crianças. Uma criança que vê que seus pais não "fazem o que dizem, mas simplesmente falam para impressionar", sente que as palavras deles são falsas e vazias. Por mais que eles tentem demonstrar às crianças a maneira honrosa de se comportar, isso será inútil.

A crise atual e o nosso perigoso futuro nos forçam a mudar. Até agora, temos ensinado os nossos filhos a fazerem algo, mesmo que não sigamos o nosso próprio conselho. Mas agora não temos escolha. Nós devemos mudar nossa atitude egoísta em relação aos demais.

À medida que mais e mais pessoas começarem a se comportar de forma altruísta, a realidade na qual nossos filhos nascerão mudará, e eles entenderão facilmente o que para nós era difícil entender. Eles reconhecerão que somos todos parte de um único sistema, e que, portanto, nossos relacionamentos devem ser altruístas. Não há nada melhor que possamos fazer por nossos filhos e por nós mesmos.