SHAMATI_41 - O QUE SÃO GRANDEZA E INSIGNIFICANCIA NA FÉ

Shamati na noite seguinte ao feriado de Pesach, 29 de março de 1945.


Está escrito, 'eles acreditaram no Senhor, e em Seu servo Moisés'. Precisamos saber que as Luzes de Pesach (Páscoa) têm o poder de transmitir a Luz da fé. Porém, não pensem que a Luz da fé é algo pequeno, porque a grandeza e a insignificância dependem somente dos receptores.

Quando alguém não trabalha no caminho da verdade, acredita que tenha muita fé, e na medida da fé que essa pessoa tenha, ela possa distribuir para muitas pessoas, e elas terão temor e plenitude.

Porém, aquele que quer verdadeiramente servir ao Criador, e que se examina constantemente, se quiser trabalhar com devoção, 'e com todo o seu coração', verá que está sempre deficiente na fé, o que significa que ele está sempre carente disto.

Somente quando a pessoa tem fé, ela pode sentir que está sempre perante ao Rei. Quando se sente a grandeza do Rei, é possível descobrir o amor de duas formas: de um modo bom, e do modo dos julgamentos rigorosos. Por isso, aquele que procura a verdade é aquele que precisa da Luz da fé. Se tal pessoa ouve falar sobre, ou vê algum modo de obter a Luz da fé, então ela fica feliz, como se tivesse encontrado uma grande fortuna.

Por isso, aquelas pessoas que procuram a verdade, na festa de Pesach, tornam-se capazes de ter a Luz da fé, como lemos na Parasha (porção da Torah), ' e eles acreditaram no Senhor, e em Seu servo Moisés', porque então vem o tempo em que é possível distribuir isto.