POR QUE ME SINTO MAL?


A dor nos faz avançar. Se nos sentimos deprimidos, vazios ou confusos, todos os nossos sentimentos surgem para nos fazer pensar sobre sua razão e propósito.

Em nosso mundo, nós só vemos a casca exterior da realidade. Não vemos o que está por detrás da natureza, da sociedade, das pessoas ou do cosmo, e não podemos controlá-los.

Como num bordado, as linhas e os enlaces que atravessam todas as partes do quadro só podem ser vistos no verso. Da mesma forma, não percebemos as conexões entre os eventos em nossa realidade; só percebemos que "subitamente, algo aconteceu, por alguma razão".

Como posso saber as conseqüências de minhas ações? De repente, eu sofro um golpe e não entendo por que isso aconteceu, ou de onde ele veio. "O que eu fiz de errado?", "O que fiz para merecer isto?", ou até mesmo “Qual é a razão disso tudo?”.

Qualquer um pode interpretar a razão de sua própria dor e as dores dos outros, por mais que se julguem merecedores. Mas todos concordam que a dor nos faz pensar sobre a sua finalidade e causa, que na opinião da Cabala, são a mesma coisa.

A ciência Cabalística afirma que só há uma razão para toda a dor: nos questionarmos sobre o seu significado. Assim, podemos usar estas questões para nos elevarmos do nível de existência terrena, onde as causas estão ocultas, para um nível mais elevado de existência, onde o motivo da dor é revelado.

A ciência Cabalística nos dá essa oportunidade: de descobrirmos que há uma fonte da vida - a Luz Superior, o Criador -, e nos unirmos a esta fonte. Tais questões sobre a origem da dor, a finalidade do sofrimento, e o significado da vida, levam as pessoas para a Cabala.