Vida, Amor & Família

 
 

A Cabala e as Mulheres - II

Uma Visão da Busca de uma Mulher por Desenvolvimento Espiritual

 

A Felicidade de uma Mulher – Hoje é Mais que Família e Carreira

As mulheres demandam status espiritual igual ao dos homens

 

Estamos vivendo em um tempo muito especial. Os filhos vão embora de casa jovens; relacionamentos entre casais não são tão íntimos como costumavam ser. Hoje, as mulheres estão nos mesmos círculos sociais e têm o mesmo poder que os homens e, em muitos casos, até mais. Como resultado, o sentimento de vazio e as tentativas de encontrar satisfação e felicidade não estão mais relacionadas com a família ou mesmo com a vida profissional da mulher.

Embora ainda seja importante para uma mulher estar contente com seu marido, filhos e netos, bem como com sua vida profissional, isto não é mais suficiente para ela. Seu ego é tão desenvolvido que ultrapassa os limites da família, do trabalho e até da nação. Ele quer espiritualidade.

Este desejo por satisfação espiritual tem aumentado nos últimos 15-20 anos. Antes desta geração, havia alguns casos aqui e ali, mas não ocorria aos milhares como vemos hoje.

Os dias atuais nos fazem recordar a época de Abraão, que formou o primeiro grupo de cabalistas na Babilônia antiga. Naquela época as mulheres que atingiam a espiritualidade estavam do lado dos homens. Elas estavam em um nível espiritual igual ao dos homens. As grandes profetas, como Dvorah, Hulda e outras, alcançaram níveis espirituais ainda superiores que os dos homens. As pessoas viviam na percepção de Deus, e as crianças eram ensinadas estas verdades desde cedo.

Mas após o declínio da humanidade, nós raramente vemos mulheres cabalistas. Havia algumas que atingiram a espiritualidade, desde a época da destruição do Segundo Templo ate nossa geração, mas elas eram em número limitado.

Hoje, no entanto, gostemos ou não, estamos voltando àquele antigo estado em que a humanidade era unida como um homem em um coração. Por causa disso, as mulheres têm que estar no mesmo nível espiritual dos homens. Em outras palavras, a queda espiritual da humanidade que levou à desvalorização do status espiritual da mulher tem de ser remediado em nossos dias.

Assim, hoje nós temos que responder à demanda que vem de tantas mulheres. Não se trata apenas de uma demanda, mas de uma real necessidade.

 

O Poder das Mulheres

As mulheres podem mudar a realidade cumprindo seu papel espiritual no mundo.

 

As mulheres deveriam perceber que nas suas mãos reside grande poder. São elas que podem mudar o mundo. Como? Entendendo e cumprindo sua função espiritual no mundo, assim como elas entendem a sua função na família.

As mulheres naturalmente sabem como organizar a família, como fazê-la funcionar, como cuidar dos filhos, do marido e da cozinha. Elas deveriam entender igualmente bem que elas têm uma habilidade interna para saber como o mundo tem que ser organizado de acordo com sua raiz espiritual. Elas também deveriam saber que elas têm o poder de fazer os homens executarem seus desejos.

Vemos que a humanidade está se tornando uma casa pequena, uma vila pequena. Os homens estão tentando inúmeras vezes liderá-la, mas isso não nos trouxe muitos benefícios. Então os problemas que estão surgindo fazem com que as mulheres sintam que elas precisam mover-se adiante. Temos esperança que os homens irão ouvi-las, mas é ainda essencial que as mulheres saibam o que dizer.

 
Woman's Spiritual Quest

A Busca Espiritual da Mulher

Como uma mulher pode dizer se ela está buscando por satisfação psicológica ou espiritual?

 

Uma mulher que está buscando a espiritualidade sente que sua satisfação vem de algo maior que esta vida. Ela tem um tipo diferente de desejo. Ela pode ter marido e filhos, uma família e um lar. Tudo isso pode dar a ela conforto, mas sua busca por espiritualidade é em um nível totalmente diferente.

Não tem nada a ver com este mundo. E um desejo do “ponto no coração”, como os cabalistas o chamam. Significa que por cima de todos os desejos físicos e humanos, como comida, sexo, família, dinheiro, poder e conhecimento, de repente um novo desejo aparece em uma pessoa. Este desejo está além do nosso mundo, e aparece em homens e mulheres.

Era sempre muito comum para os homens. Ao longo da história, muitos homens embarcaram na busca espiritual. Já as mulheres, apenas recentemente. E essa busca é definitivamente muito mais que procurar por satisfação psicológica na família ou vida social.

Assim, uma mulher pode certamente estudar a sabedoria da Cabala, mesmo que tenha sido diferente no passado.

 
Mulheres, Se Vocês Apenas Soubessem...

Mulheres, Se Vocês Apenas Soubessem...

O poder do desejo da mulher pode acelerar a mudança necessária para que o mundo inteiro atinja a perfeição, a alegria e a paz

 

Quanto mais a humanidade se desenvolve, mais complicada e imprevisível se torna nossa vida. E como de costume, a parte mais difícil recai sobre os ombros da parte mais bonita da humanidade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 20-26% das mulheres são afetadas por um transtorno depressivo a cada ano, cerca de duas vezes mais que os homens (8-12%). Apesar do fato de que as mulheres tenham alcançado a liberdade, o status social elevado, e a igualdade, cada vez mais se sentem vazias e psicologicamente inseguras na vida. Ao mesmo tempo, as mulheres compõem a maior e, sem dúvida, a mais forte parte da humanidade. Na verdade, elas são a força motriz que inspira e impulsiona os homens a praticar atos heróicos e nobres. Não é à toa que há um ditado que diz, "Deus quer o que a mulher quer".

Assim sendo, o que aconteceu com estas belas inspiradoras sobre as quais numerosos poemas e canções foram escritos, e para as quais foram devotadas incríveis vitórias e conquistas? O que aconteceu com essa meiga, acolhedora e detentora do coração da família?

No entanto, não são apenas as mulheres que mudaram. "Os homens não são os mesmos”, dizem as mulheres, mães e esposas. Na verdade, o mundo inteiro não é o mesmo. Na realidade moderna, as mulheres têm que se preocupar em cuidar de coisas que nunca haviam se preocupado antes: como trabalhar e cuidar da educação das crianças, como evitar guerras e problemas econômicos, e assim por diante. Lutando para encontrar um equilíbrio entre todos estes desafios sociais e pessoais, sem sentir um forte apoio do homem, as mulheres estão se tornando mais independentes e adotando mais papéis tradicionalmente atribuídos aos homens. Às vezes elas até se esquecem de que são mulheres...

Mulher, A Força Invisível que Conduz


No entanto, todo o mundo é e sempre foi dirigido pelos desejos das mulheres, porque as mulheres são destinadas pela natureza para inspirar e dar significado às vidas das pessoas que lhes são especiais. Elas estabelecem objetivos, definem as direções, elas conduzem todos os pensamentos, e fazendo isso, desenham nosso futuro em comum. No entanto, elas têm perdido a consciência do seu papel e destino e tentam fazer tudo sozinhas.

Nosso mundo é regido pelas leis da natureza, como sempre, e se observarmos atentamente, vemos que em todos os níveis de existência, nenhuma espécie de vida pode existir, ou melhor, viver ou sobreviver por si só. A existência só é possível através da complementaridade com a "outra metade". Em outras palavras, cada elemento na natureza é sempre um elemento complementar ao seu oposto, e somente juntos podem ser completos e perfeitos. Mesmo no nível vegetativo, a divisão, em partes masculina e feminina, é claramente evidente. Esta especialização é enraizada em todas as coisas na natureza, e dita que o equilíbrio pode ser alcançado somente se as duas partes, masculina e feminina, interagir corretamente uma com a outra.

Essa lei primordial vem operando em toda a realidade desde o início dos tempos, construindo o nosso mundo em uma ordem estritamente definida, garantindo que a parte "feminina" da realidade defina a direção para onde tudo está indo. O mesmo se aplica em nossas vidas; embora ultimamente, possa parecer que os papéis masculino e feminino foram misturados. No entanto, por força da própria fundação da sua natureza feminina, as mulheres (mesmo sem saber) ainda estão conduzindo o mundo através de seus desejos.

A Intuição e os instintos funcionaram razoavelmente bem até o século 20. Mas como a humanidade chegou ao auge de seu desenvolvimento egoísta, os instintos foram subjugados pelo ego e começaram a trabalhar contra nós. No século 21, o nosso ego coletivo culminou com a elevação do individualismo e do separatismo. A conexão positiva coletiva, hoje perdida, em épocas anteriores sustentava as famílias, vilas, estados e nações. Agora, vemos o núcleo da existência humana, a família, em desordem, como evidenciado pela alta incidência de divórcios, uso de drogas e depressão, que exacerba os sentimentos de vazio nas mulheres.

Este elevado e crescente vazio, que também nós estamos encontrando, já não pode ser preenchido pelas “coisas” materiais normais que costumávamos comprar ou fazer. A humanidade está começando a perceber que a única coisa que vai preencher o vazio é a realização espiritual eterna. O vazio que mulheres sentem é também a ferramenta que podemos usar para sair deste estado de vazio atual. As mulheres com seus desejos intrinsecamente guiando o mundo são a força motriz invisível e fundamental para conduzir todos nós para a realização completa e perfeita realização espiritual. O desejo das mulheres para a realização espiritual abastecerá as mudanças, que são desesperadamente necessárias para que os homens, naturalmente, cumpram a sua parte que é a de trazer o nosso mundo conturbado para a forma correta.

Então nossas partes "a feminina" e "a masculina", em perfeito complemento, irão trabalhar em completa unidade que irá transcender a todos nós para essa nova e bonita realidade!

(Texto extraído do jornal Kabbalah Today – 24ª. Edição, página 6. Tradução a partir do original em inglês que se encontra em: Women, If You Only Knew… )

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais grátis, artigos e vídeos(em inglês).

Entre seu e-mail abaixo

 
 

ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Home | Bnei Baruch | Contato | Doações | Midia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info