Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 24-10-2010

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

A Única Coisa que Existe

 

O grupo apoia cada pessoa de acordo com a sua lealdade para com ele. Ao entregar-se ao grupo, a pessoa torna-se um grande ativo para ele. Não é apenas mais uma força. Pelo contrário, na espiritualidade cada pessoa é igual à alma comum de Adam. Cada alma alcança todas as almas e constitui a totalidade de Malchut do Mundo Infinito.

Portanto, cada pessoa que tenta ascender acima do conhecimento e do egoísmo, e entregar-se nas mãos do ambiente correcto, transporta uma força muito poderosa consigo. Através dele torna-se então possível atrair a Luz que Corrige, para todos.

Depois de se tornar parte do grupo, a pessoa não pode criticar o seu estado espiritual; ela só deve se preocupar com o fortalecimento do grupo, tanto externa como internamente. Sem rejeitar o grupo, ela continua a apoiá-lo através da sua participação pessoal e do seu exemplo.

A pessoa ganha cada vez mais um melhor entendimento de que a espiritualidade só pode ser alcançada através do grupo. É aí que estão o lugar quebrado e o lugar corrigido, isto é, onde o Criador e a criação - a alma comum de Adam - estão. Tudo está contido no grupo. É o sistema que o Criador fez, e é a única coisa que existe.

Da 1ª parte da Aula Diária de Cabala - 24/10/10, "Escritos de Rabash"


 

Eu Vim, Eu Vi, Eu Decidi


O Criador leva a pessoa a um lugar específico e diz-lhe: "Fica com ele". A pessoa tem que aceitar este lugar e verificar: que tipo de pessoas estão lá, qual é a sua meta e de que fontes que eles estudam? A verificação é feita através da mente e do sentimento, de acordo com todas as suas noções e conceitos.

A pessoa verifica tudo isto "na sua chegada" e, então, tem que tomar uma decisão: ela vai permanecer aqui ou não? Sem tomar essa decisão firme, ela não consegue fazer qualquer tipo de acção e não consegue avançar!

Estamos falando do círculo íntimo a que a Cabala chama de "600 mil almas", que é o núcleo. A pessoa deve sentir claramente que aceitou e entrou no ambiente espiritual. É por isso que os grupos Cabalistas sempre tiveram um acordo, um estatuto, e uma lista de amigos que decidiram entrar no grupo e que foram aceitos pelo grupo.

O que significa "tornar-se parte do ambiente"? A correção da alma exige dedicação total. Está escrito: "a pessoa venderá o telhado da sua casa". Por outras palavras, pela espiritualidade a pessoa "vende" tudo o que tem na vida, para além da necessidade vital. Não importa quanto a sua compreensão cresça, uma pessoa tenta sempre colocar-se mais alto, acima dela.

Ela faz um acordo com os amigos, prometendo apoiar e fortalecê-los com todas as suas energias e estar junto com eles, de forma que a unidade comum permitirá a cada pessoa ascender mais alto. Todas as forças para ascender só podem ser recebidas pela unificação com o grupo, no qual a pessoa encontra a Luz.

Quanto mais rapidamente a pessoa tomar a decisão, mais rapidamente avançará. E vice-versa: por ficar indecisa e não conseguir tomar uma decisão, ela não sai do lugar. A decisão é tomada uma vez e depois a pessoa tem que implementá-la.

--Da 1ª parte da Aula Diária de Cabala - 24/10/10, "Escritos de Rabash"


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info