Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 22-09-09

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

O Nosso Trabalho Interior

 

O indivíduo deve estar sempre no trabalho interior (24hs/dia, 7dias/semana) - ele deveria fazer um esforço para estar junto com esses mesmos pontos e, assim, organizar uma única grande força espiritual, onde a qualidade de doação será revelada de acordo com a força do desejo de todos.

Todo mundo tem um ponto no coração. Você gostaria de conectá-los? Como resultado do seu desejo para que eles se conectem, eles se conectam, se conectam e se conectam, criando uma explosão, como numa bomba atômica.

A matéria é simplesmente matéria. Mas quando você começa a comprimi-la, ela explode. A mesma coisa acontece aqui - você comprime, comprime e comprime todos esses desejos juntos, e eles nem percebem ou compreendem isso. E eles, de certa forma, também estão tentando; e quando o desejo alcança uma pressão crítica tal, aí vocês revelam a qualidade de doação, o Criador.

--Retirado da Preparação para a Lição

 

Disseminando a Internalidade

 

Embora o nosso progresso dependa da disseminação, nós devemos entender que ela será ineficaz se não conseguirmos nos elevar no mesmo grau que a expandimos. Caso contrário, vocês farão muito barulho, mas nada acontecerá. Uma única palavra de vocês deve conter em seu interior uma grande força que romperá tudo.

Portanto, nós devemos estar preocupados com a internalidade, com a força do nosso ponto no coração durante a disseminação. É possível criar vários programas e ações intermináveis, mas elas não terão nenhum benefício. E para trinufar nós devemos continuar acrescentando a força interior.

--Retirado da Preparação para a Lição

 

Escapando do Animal que nos Controla

 

O indivíduo deve sentir que fora do desejo de receber, ele está retirando todos os tipos de peças e colocando-as junto à santidade. Aproxime-se do seu ego, o seu desejo de receber, pensando numa maneira de extrair dele algo para o progresso espiritual. Faça um belo jogo fora dele, e você verá como o seu ego, esse mesmo “burro”, está num nível mais inferior do que o "humano" em você. Você pode enganá-lo. "Cavalgue-o".

Um animal pode saber suas intenções? Não pode. Como animal, ele dificilmente consegue sentí-lo diretamente. Este é o nível animal. Existem discernimentos que você não será capaz de implantar nele. E o mesmo vale para o nosso desejo de receber. Nós vivemos dentro dele e fazemos tudo em seu benefício, sem perceber que estamos lidando com um animal que constantemente exige, e realmente nos controla, o nível "humano" em nós. E este não entende que a perspicácia, as piadas, e todas as artimanhas se originam do seu nível bestial. Com a atitude correta em relação a esse nível bestial, você pode se livrar de tudo isso.

--Retirado da 3a parte da Lição

 

Somente Juntos!

 

Eu ouvi uma vez que em cada pessoa há um desejo, chamado "ponto no coração", que vence a sua besta. E que devido a esse desejo, que desperta na pessoa, esta pertence ao nosso grupo. Eu também ouvi dizer que conectando os nossos desejos juntos, nós corrigimos a quebra ocorrida na alma coletiva. Eu ouvi uma vez que a alma tinha quebrado durante o pecado denominado "o pecado de Adam ha Rishon", e que devemos juntar as suas partes através da Luz que reforma. Uma parte dessa alma reside em cada um dos meus amigos. Embora o mundo inteiro seja amigo, e que todos pertençam à mesma alma, nós só devemos nos conectar com aqueles com o ponto no coração. Então, eu quero me conectar com eles. Eu vou a vários congressos e eventos. Do dia para a noite eu quero despertá-los em mim. Como uma mãe que sai para trabalhar e constantemente pensa em seus filhos que ficaram em casa, eu sempre penso no bem-estar dos meus amigos espirituais, de forma que eles também pensam no nosso bem-estar espiritual. E eu gostaria de dar a eles o meu despertar, e eu rogo que o Criador me ajude a despertá-los. E eu entendo que eles são os maiores da nossa geração, os maiores da nossa época, e que eles me foram dados, para que eu me conecte a eles. E eu rogo que o Criador me ajude com isso.

Se fizermos isso juntos, descobriremos rapidamente o Kli (Vaso) correto. E não há nenhum sarcasmo aqui. Tudo isso foi escrito milhares de vezes. Nós só devemos colocá-lo finalmente em ação, juntos. Juntos! Essa é a chave.

--Retirado da 3a parte da Lição

 

Quem Controla Você? O Ego ou a Alma?

 

A cada momento, nós devemos nos ver desconectados do nosso ego. Os desejos, os pensamentos, as qualidades, minha atitude perante a vida – será que eu faço tudo isso porque o corpo me impulsiona a fazê-lo? E mesmo que eu tenha alcançado grandes realizações na vida, no grupo, na disseminação – será que o corpo me impulsiona em direção a ela, ou será que é a alma? Aqui, recomenda-se uma análise complexa – será que a grandeza do Criador, que é revelada diante da minha condição desprezível, exige que eu aja, ou é o "orgulho do homem que deve humilhá-lo", bani-lo da espiritualidade, e então eu pareço um herói debaixo, e um perdedor de cima.

Nós sempre devemos nos analisar a partir de dois ângulos - como eu pareço pelo lado do corpo, e como pareço pelo lado da alma? O que é que determina as decisões que eu faça na vida, no meu trabalho espiritual, no grupo, na disseminação e na fábrica – é o meu ego, o corpo, os cálculos, o desvio egoísta ou a alma? Se fizermos isso, "o trabalhador de Deus" sempre montará o nosso cavalo e nós avançaremos. E se não, continuaremos cavalos.

--Retirado da preparação para a Lição

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Home | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info