Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 13-10-09

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

A Inclinação Ao Mal Dentro De Nós

 

Jamais alguém conseguiu atingir a espiritualidade sozinho. Todas as almas comuns devem corrigir o local da quebra, para conectarem as partes quebradas do vaso coletivo.

O que é a inclinação ao mal? É a repulsa da conexão interior com os demais. O lugar da quebra não está nos prazeres, tais como sono, alimentação, mulheres, ou qualquer outro desejo. O vaso coletivo não quebrou lá. A correção da quebra é feita através da conexão entre nós, entre os nossos desejos em alcançar a aderência com o Criador. A verdadeira ruptura é sentida quando nos sentamos num grupo e não podemos nos conectar entre nós. Esta é a revelação da quebra. O restante das coisas é apenas animal. E muitas pessoas ficam confusas com isso.

Em outras palavras, a nossa repulsa mútua de uns pelos outros - o ódio, a inveja, tudo que é revelado entre nós - é a causa que impede a nossa conexão. Portanto, nós não devemos procurar a inclinação ao mal em outro lugar que não na conexão entre nós. Todo obstáculo revelado contra a nossa conexão é o que se chama “inclinação ao mal".

--Retirado da Preparação para a Aula

 

A Nossa Conexão Pode Mudar O Mundo

 

O nosso mundo é uma farsa. Os líderes mundiais, se eles podem ser chamados assim, bem como o povo mais inteligente e mais forte do mundo, não conseguem descobrir o que está acontecendo. No passado, as pessoas sempre achavam que sabiam como melhorar a situação mundial, enquanto que hoje ninguém sabe de nada. O mundo alcançou uma fase em que todos percebem, como crianças pequenas, que estão diante de algo sobre o qual não têm nenhum controle. Nós não conseguimos nem controlar o sistema econômico artificial, que nós mesmos criamos.

Em outras palavras, pela primeira vez nós percebemos que não podemos controlar a nossa natureza. Nós não sabemos o que esperar, ou para onde o nosso ego nos levará. Talvez outra bolha estoure, talvez uma crise ocorra? Na verdade, as pessoas que fazem parte do sistema econômico não podem mudar. E elas admitem isso.

Portanto, a nossa época é muito especial. Ela é especial porque agora o mal é revelado, a nossa natureza má. Nós prejudicamos os outros, e esse dano, finalmente, também retorna para nós. É como se estivéssemos matando, enterrando, queimando, e sufocando a nós mesmos, e não podemos fazer nada contra isso.

Por outro lado, o nosso desejo de receber está se protegendo, e não nos permite ouvir a explicação sobre a causa da situação. Isso porque ele não quer revelar para si mesmo o abismo que está a sua frente.

Mas logo os golpes voltarão novamente; e de novo outro recesso, e assim por diante. Tudo isso com o propósito de permitir que a pessoa imagine: qual o motivo do golpe, de onde ele veio, por que, e é possível fazer algo para evitá-lo? E então, novamente, receberemos golpes, e novamente teremos a oportunidade de perceber o que fizemos de errado. Estes são as "dores de parto", que surgem devagar e se destinam, finallmente, a levar toda a humanidade ao nascimento espiritual.

Nós aprendemos isso das Luzes que descem do mundo de Atzilut e que são chamadas "Mazalot, da palavra "Nozel" ("Líquido"), porque elas gotejam lentamente. E assim ocorre conosco, a crise continuará vindo em ondas, até que nos tornemos mais sábios e desejemos usar o método de correção.

Portanto, eu espero muito que nesse congresso nós realizemos um grande ato de disseminação entre nós, que criará uma força muito grande entre nós, a qual despertará todo o sistema das almas.

Este sistema é como uma rede que abrange toda a humanidade, o mundo inteiro, e nós existimos dentro dela também. E quando a gente a sacode, quando queremos despertá-la, nós causamos grandes mudanças no interior da mesma, porque a força espiritual em nosso interior é muito maior do que o das pessoas na rua. Embora quantitativamente não sejamos grandes em número, estamos no topo da pirâmide, e estou certo de que no próximo congresso nós seremos capazes de balançar a rede. Afinal, todas as grandes revoluções foram causadas por um pequeno punhado de pessoas. Portanto, eu estou cheio de esperança de que estamos prestes a testemunhar um desenvolvimento positivo.

--Retirado da 3ª parte da Aula

 

A Nossa Guerra Interna

 

Quando começamos a abordagem do estudo, parece que estamos prontos, queremos avançar e romper todas as barreiras. Mas depois de um tempo, descobrimos que é difícil progredir, que a questão perdeu importãncia; que o caminho não é rápido, simples ou claro; que de repente, há problemas na família, no trabalho, e que surgem inúmeras outras desculpas. Mas nós devemos compreender que durante esses momentos, o Alto está "jogando" conosco, o que aumenta a nossa Aviut (espessura), de modo que teremos algo sobre o qual atrair a Luz que Reforma.

A pessoa que entende isso, e não esquece que existe uma razão para cada obstáculo que surge em sua vida, que nada é uma coincidência, mas sim um obstáculo no caminho espiritual, aborda corretamente o estudo, o grupo, e os livros autênticos, a partir dos quais a Luz que Reforma chega até ela. Na verdade, nós podemos medir o nosso progresso de acordo com o ego que desperta em nós cada vez, e em conformidade com os obstáculos que se tornam mais fortes.

E só as pessoas que entendem que não há escolha senão conduzir esta guerra interna, e aquela que vêm para o estudo a fim de corrigir o ego através da Luz proveniente do livro, somente essas pessoas podem constantemente juntar estas duas forças dentro delas e começar a se corrigir.

--Retirado da Preparação para a Aula

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Home | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info