Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 17-11-2010

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Ascendendo Com Os Níveis Das Intenções

 

A pessoa pode verificar quão incluída está no grupo e se este é capaz de lhe fornecer uma nova intenção. Obviamente, a doação é contrária à sua natureza e, inicialmente, ela não está disposta a fazê-lo; contudo, ela deve construir-se a si mesma e ao seu ambiente de forma artificial, para que este faça uma verdadeira "lavagem cerebral" nela.

O grupo tem de "dobrar" a pessoa, empurrando-a para fora do caminho "direto" ao seu amado ego, para o caminho de doação e união, que lhe parece ser um caminho deformado. É aí que reside o primeiro critério para efetuar a verificação: que valores me serão dados pelo grupo? Por enquanto, estamos falando de valores de unidade. Esta é a tarefa que o grupo deve colocar diante de mim, aumentando a sua importância aos meus olhos.

Mas, ao mesmo tempo, devemos entender que existem outros objetivos que o grupo ainda não consegue carregar e compreender plenamente. Entretanto, por intermédio do ambiente, a minha intenção muda: penso cada vez mais sobre o meu próprio benefício, mas já conecto isso ao grupo e encontro benefício pessoal na unidade com os amigos.

Então fica claro que não nos conectamos apenas um ao outro, mas revelamos o Superior, algo espiritual. Agora esperamos que isso seja para o nosso benefício: vamos ascender cada vez mais os níveis espirituais. Isto já é uma intenção do grupo em Lo Lishma.

Mas depois disso, começamos a pensar ligeiramente sobre uma verdadeira intenção altruísta, Lishma, porque na realidade todos os nossos esforços devem beneficiar o Criador. Com o tempo, passamos a ter pensamentos até desta natureza.

Claro que não o queremos, embora concordemos até certo ponto em conversar sobre isto. Então cada pessoa começa a conectar-se ligeiramente ao verdadeiro objectivo e a ser envolvido por ele.

É assim que passamos de um estado para outro, de um "lugar" para outro, de um nível para outro, ao melhorarmos o nosso desejo e a sua intenção, que recebemos dos amigos. Aos poucos, nós corrigimos o nosso desejo, e mais do que isso, a nossa intenção. A nossa intenção é o vetor que recebemos do ambiente, a direção que tomamos acima do desejo.

Portanto, temos de assegurar que o objetivo, a meta que obtemos do ambiente, irá mudar constantemente, tornando-se maior e mais importante, e cada vez mais verdadeiro aos nossos olhos. Como resultado de todas as intenções "intermediáriass", nos fortaleceremos juntos no grupo, com o fim de dar prazer ao Criador.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabala 17/11/10, O Zohar

 

Por que Continua O Criador a Ser Ocultado de Si?


Quem é o Criador? O Criador é a qualidade geral de doação e amor. É por isso que Ele está oculto de si, visto que Ele é inteiramente doação, enquanto você é um egoísta, um receptor. É por isso que você não O sente.

Será que Ele realmente Se oculta? É você que O oculta e não O querer reconhecer! Você diz: "Se ao menos Tu me desses prazer egoísta, que eu desejo agora, então eu conseguiria conhecer-Te. Você quer dar-me prazer através da doação? Bem, eu quero aproveitar através da recepção!".

E esse é todo o problema. Ninguém oculta o Criador de si. Você está dentro Dele e não há ninguém além Dele! Mas olhe o tipo de mundo em que você se imagina viver...

Anular o seu ego não significa anular seus desejos. É apenas a negação da intenção egoísta para o seu próprio benefício. Eu não preciso de me limitar de forma alguma. Eu só devo limitar as minhas intenções egoístas e aumentar as minhas intenções "em prol da doação." Nós não tocamos no verdadeiro desejo.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabala 17/11/10, "A Essência da Religião e Seu Propósito"


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info