Ascendendo Com Os Níveis Das Intenções
A pessoa pode verificar quão incluída está no grupo e se este é capaz de lhe fornecer uma nova intenção. Obviamente, a doação é contrária à sua natureza e, inicialmente, ela não está disposta a fazê-lo; contudo, ela deve construir-se a si mesma e ao seu ambiente de forma artificial, para que este faça uma verdadeira "lavagem cerebral" nela.
O grupo tem de "dobrar" a pessoa, empurrando-a para fora do caminho "direto" ao seu amado ego, para o caminho de doação e união, que lhe parece ser um caminho deformado. É aí que reside o primeiro critério para efetuar a verificação: que valores me serão dados pelo grupo? Por enquanto, estamos falando de valores de unidade. Esta é a tarefa que o grupo deve colocar diante de mim, aumentando a sua importância aos meus olhos.
Mas, ao mesmo tempo, devemos entender que existem outros objetivos que o grupo ainda não consegue carregar e compreender plenamente. Entretanto, por intermédio do ambiente, a minha intenção muda: penso cada vez mais sobre o meu próprio benefício, mas já conecto isso ao grupo e encontro benefício pessoal na unidade com os amigos.
Então fica claro que não nos conectamos apenas um ao outro, mas revelamos o Superior, algo espiritual. Agora esperamos que isso seja para o nosso benefício: vamos ascender cada vez mais os níveis espirituais. Isto já é uma intenção do grupo em Lo Lishma.
Mas depois disso, começamos a pensar ligeiramente sobre uma verdadeira intenção altruísta, Lishma, porque na realidade todos os nossos esforços devem beneficiar o Criador. Com o tempo, passamos a ter pensamentos até desta natureza.
Claro que não o queremos, embora concordemos até certo ponto em conversar sobre isto. Então cada pessoa começa a conectar-se ligeiramente ao verdadeiro objectivo e a ser envolvido por ele.
É assim que passamos de um estado para outro, de um "lugar" para outro, de um nível para outro, ao melhorarmos o nosso desejo e a sua intenção, que recebemos dos amigos. Aos poucos, nós corrigimos o nosso desejo, e mais do que isso, a nossa intenção. A nossa intenção é o vetor que recebemos do ambiente, a direção que tomamos acima do desejo.
Portanto, temos de assegurar que o objetivo, a meta que obtemos do ambiente, irá mudar constantemente, tornando-se maior e mais importante, e cada vez mais verdadeiro aos nossos olhos. Como resultado de todas as intenções "intermediáriass", nos fortaleceremos juntos no grupo, com o fim de dar prazer ao Criador.
Da 1a parte da Lição Diária de Cabala 17/11/10, O Zohar

Site Internacional