Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 01-11-09

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

A Luz Oculta Dentro do Grupo

 

Em cada nível a pessoa se depara com uma resistência muito difícil, e nem sempre consegue controlar e ver onde falhou e porque. No entanto, se levarmos em conta que a nossa natureza é o desejo de receber, é impossível conseguirmos nos libertar dele num determinado momento. Portanto, nós sempre devemos acreditar que estamos numa "Klipa" (Casca). Como a pessoa pode ascender a partir dessa "Klipa"? Somente através da Luz que Reforma.

Se atrairmos a força superior que está fora, ela purificará o nosso estado, e perceberemos que estamos mentindo para nós mesmos. Nós achamos que estamos num escrutínio espiritual, mas na verdade não deixamos nem a materialidade, em absoluto. A única solução é nos vendermos ao grupo. "Vender" significa realmente vender. Em outras palavras, eu me dou ao grupo e, em troca, recebo deles, através deles, de dentro deles, a Luz que está oculta dentro do grupo. Eu estou disposto a fazer tudo o que eles querem como resultado de uma intenção: receber esta Luz, sabendo que só Ela pode me reformar. Antes disso, todos os tipos de cálculos e perspicácias estão girando dentro do pântano do nosso ego.


 

Analisando Corretamente o que Significa uma Klipa

 

Pergunta de um estudante: Como podemos analisar mais rapidamente o que significa uma Klipa, e acelerarmos esse processo de modo que ele nos leve em direção do grupo?

Resposta pelo Dr. Michael Laitman: Somente através da união dos pontos no coração, no grupo e no Kli Mundial. Nós só somos salvos da Klipa se nos esforçamos para receber força desses pontos – se estamos aderidos somente a eles, percebendo o local de esforço apenas nos mesmos, bem como o local resultante do esforço.


 

O Método do Baal HaSulam é o Método Apropriado para a Nossa Geração

 

A pessoa que deseja corrigir a sua alma não precisa recorrer a quaisquer obras ou estudos, com exceção daqueles exigidos pela sabedoria Cabalística, de acordo com o método do Baal HaSulam.

Isso porque o Baal HaSulam escreveu seus livros para a nossa geração, para um mundo que precisa ingressar na correção, para as almas que estão conectadas umas às outras, e não para as gerações onde cada alma corrigiu-se individualmente.

Nós percebemos que tudo está comprimido em nosso mundo material, porque nos conectamos a um sistema único e, agora, uma nova lei opera aqui, uma lei coletiva, global, e todas as leis anteriores não são mais benéficas.

O mesmo se aplica à sabedoria Cabalística. No passado havia Cabalistas que revelaram o Criador individualmente, e realmente trabalharam em total devoção, mas isso era nas gerações anteriores. Naquela época, o ego não estava tão desenvolvido como está na nossa geração; e acima de tudo, as almas não estavam tão interligadas como hoje. Portanto, nós precisamos de um método de correção diferente. Se nós não divulgarmos a sabedoria Cabalística, não seremos capazes de corrigir nada na nossa geração. Se não nos conectarmos com os estudantes de Cabala em todo o mundo, não seremos capazes de nos suprir com as forças para o avanço.


 

A Transição da Materialidade para a Espiritualidade

 

Pergunta de um Estudante: Os livros Cabalísiticos falam apenas da realidade espiritual, enquanto eu só tenho uma percepção da realidade material. Onde está a ponte que eu possa atravessar, da materialidade que eu percebo para a espiritualidade?

Resposta do Dr. Michael Laitman: Esta transição ocorre através da Luz que Reforma. Portanto, os Cabalistas nos aconselham a ler livros de Cabala, mesmo que nós não entendamos o que está escrito neles. O importante não é o entendimento, mas a leitura dos livros como resutado do desejo de sentir o que está escrito neles, como resultado do desejo de ver o que é discutido, penetrar neste mundo oculto.

Devemos entender que este mundo está oculto apenas dos nossos sentidos. Nós vivemos num sonho, em ocultação, na apatia, enquanto que durante a leitura nós precisamos exigir que os nossos sentidos se tornem mais aguçados, de modo que sentiremos essas forças, que o mundo sobre o qual estamos lendo não está desconectado de nós, mas sim conectado a nós e está aqui, operando dentro de nós. Isso se chama "revelação", e essa "revelação" ocorre somente através da influência da Luz.

Nós não sabemos o que é esta Luz, mas pelo anseio de revelar a realidade que o livro fala, nós despertamos dentro de nós uma força que nos influencia e, lentamente, abre-nos para essa sensação; primeiro para a sensação, e de acordo com a sensação também para a compreensão. É assim que nós nascemos no mundo espiritual.


 

Descrevendo a Verdadeira Realidade

 

Pergunta de um Estudante: Que tipo de exercícios nós podemos fazer hoje a fim de avançarmos mais para a espiritualidade?

Resposta do Dr. Michael Laitman: Nós (o grupo) nos imaginamos como pontos no coração, como desejos pelo Criador que se unem e alcalçam a espiritualidade na ligação entre eles. Lá, dentro deste desejo comum, nós revelamos tudo - o mundo espiritual, nós mesmos e até o nosso mundo. Tudo isso existe dentro desse vaso, e não na realidade imaginária que eu estou atualmente retratando a mim mesmo. Quando eu revelo este vaso espiritual, toda a realidade existe entre e dentro desses pontos que estão conectados, e tudo desaparece. Então, eu percebo que o nosso mundo também é operado de lá. Isso é tudo o que precisamos imaginar. Todos os exercícios devem nos levar a isso. Esta é a forma à qual devemos voltar o tempo todo.


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Home | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info