Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 21-11-2010

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

A Meta Não é Metade do Caminho

 

Pergunta: O que é que realmente nos une? É a fé em "Aquele Que é Bom e Faz o Bem", este ideal por si só?

Resposta do Dr. Laitman: Somos unidos pela Luz. Nenhum dos nossos ideais e nada do que criamos dará resultado. Somente se pedirmos à Luz para nos unir, Ela o fará. É uma ação simples: sim ou não. Só a Luz o faz!

Nós só somos capazes de alcançar o pedido correto, e até isso é difícil. Esta é a nossa única oportunidade: discernir o nosso estado, compreender o que é bom e o que é mau, preparar-nos corretamente para o próximo nível (um estado de maior doação, onde estamos mais conectados entre nós), e pedir à Luz para nos trazer a força da doação.

No entanto, quando aspiramos a unir-nos entre nós, não devemos ver a nossa unidade como a meta, mas como um meio para doar ao Criador. Não esqueça o Anfitrião! No final, se você pensar sempre sobre a sua correção e as suas qualidades não corrigidas, se você estiver imerso nisto durante todo o dia, pensando: "Eu tenho que me unir com os meus amigos! Por que não estamos unidos? Sou eu que não estou corrigido ou serão eles?", então para que está fazendo isto? Você esquece a meta e pensa apenas na metade do trabalho! Você grita e se revolta, mas você está-se preocupando apenas com os meios. Mas o que é que você quer?

Esquecemos que, através da nossa unidade, devemos atingir a doação ao Anfitrião. Existe o Criador e nós temos de alcançar o estado de doação a Ele através da realização de ações de modo que Ele tenha prazer em nós. É por isso que nos unimos.

O final da ação baseia-se no pensamento inicial. Você deve sempre abrir o seu caminho a partir do ponto final. É assim que tudo é planejado. Pense exactamente o que você quer receber no final. Depois comece a anotar que fases têm que o anteceder e o que você precisa, tal como forças, dinheiro, conhecimento e equipamento. E contudo, estamos gritando no meio do caminho como se já fosse tudo.

Isto é muito importante, porque senão nós não conseguimos alcançar nem metade do caminho. Porquê? Porque nós recebemos a Luz a partir do ponto final, do Criador. É por isso que eu não posso estabelecer agora a metade do caminho como uma meta. Eu só posso tomar uma pequena medida do trabalho como meta: eu quero atingir 10 gramas de unidade entre nós para dar ao Criador 10 gramas de prazer. Óptimo! Então você tem uma ação completa: Rosh (o início), Toch (o meio) e Sof (o fim). Isto funciona.

Mas se você disser: "Eu quero gastar todas as minhas energias com o fim de me unir com o grupo!", então você não receberá nada, porque isso constitui apenas uma metade. É por isso que o Baal HaSulam explica no seu artigo que Israel (aqueles que aspiram ao Criador), a Torá (Luz) e o Criador têm que estar presentes em cada estado. Caso contrário, você se desviará do caminho e não se moverá em direção à meta. Portanto, o fim da ação tem de estar presente no pensamento inicial.

Da 2a parte da Lição Diária de Cabalá 21/11/10, O Zohar

 


 

A Luz nos Traz Sorte


Pergunta: Como pode uma pessoa verificar se está seguindo o caminho da Luz ou o caminho do sofrimento? Existe algum indicador?

Resposta do Dr. Laitman: Você está avançando pelo caminho da Luz se você estiver sempre escolhendo um ambiente melhor, ou seja, mais direcionado ao objectivo.

Neste mundo estou rodeado pela sociedade, vários grupos, amigos e prazeres, e eu tenho que escolher: que caminho seguirei? No final do caminho existe uma meta: o Criador, e se eu quero isso ou não. Eu tenho que entender que essa é a natureza, que vencerá de uma forma ou de outra.

Se eu entender isto, se eu tiver "uma parte da divindade Superior" que seja semelhante ao Criador, então em vez de outros círculos sociais e prazeres, eu tenho de escolher sempre a sociedade que está conectada ao objetivo espiritual.

Ela vai me permiti revelar um desejo pelo Criador, que será expresso na minha relação com o ambiente. Então tornar-se-á o lugar onde eu revelarei o Criador.

No entanto, tudo depende do que eu quero alcançar no final do caminho. Há pessoas que não vêem o objetivo no final do caminho e, portanto, andam pela vida como se levadas pelo vento.

Você tem que se analisar até o nível da sua compreensão: o que você chama de Criador, de ambiente adequado, e de meta? E você não deve sair de  onde pensa que está a verdade. Se você tem uma centelha espiritual, um ponto no coração, então você encontrará o ambiente certo para isso e não será capaz de se acalmar em qualquer outro lugar.

Se você não tem o ponto no coração, então você se juntará a esta sociedade considerando que você conseguirá receber alguma coisa, e mais tarde sairá. Neste contexto, tudo depende da sorte e não da razão. Sorte (Mazal) é a Luz que se infiltra (Nozel) de Cima e se derrama sobre o ponto no coração. Se ela vier, então você avançará.
 


Da 4 ª parte da Lição Diária de Cabala 21/11/10, "A Essência da Religião e o Seu Propósito"


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info