A Meta Não é Metade do Caminho
Pergunta: O que é que realmente nos une? É a fé em "Aquele Que é Bom e Faz o Bem", este ideal por si só?
Resposta do Dr. Laitman: Somos unidos pela Luz. Nenhum dos nossos ideais e nada do que criamos dará resultado. Somente se pedirmos à Luz para nos unir, Ela o fará. É uma ação simples: sim ou não. Só a Luz o faz!
Nós só somos capazes de alcançar o pedido correto, e até isso é difícil. Esta é a nossa única oportunidade: discernir o nosso estado, compreender o que é bom e o que é mau, preparar-nos corretamente para o próximo nível (um estado de maior doação, onde estamos mais conectados entre nós), e pedir à Luz para nos trazer a força da doação.
No entanto, quando aspiramos a unir-nos entre nós, não devemos ver a nossa unidade como a meta, mas como um meio para doar ao Criador. Não esqueça o Anfitrião! No final, se você pensar sempre sobre a sua correção e as suas qualidades não corrigidas, se você estiver imerso nisto durante todo o dia, pensando: "Eu tenho que me unir com os meus amigos! Por que não estamos unidos? Sou eu que não estou corrigido ou serão eles?", então para que está fazendo isto? Você esquece a meta e pensa apenas na metade do trabalho! Você grita e se revolta, mas você está-se preocupando apenas com os meios. Mas o que é que você quer?
Esquecemos que, através da nossa unidade, devemos atingir a doação ao Anfitrião. Existe o Criador e nós temos de alcançar o estado de doação a Ele através da realização de ações de modo que Ele tenha prazer em nós. É por isso que nos unimos.
O final da ação baseia-se no pensamento inicial. Você deve sempre abrir o seu caminho a partir do ponto final. É assim que tudo é planejado. Pense exactamente o que você quer receber no final. Depois comece a anotar que fases têm que o anteceder e o que você precisa, tal como forças, dinheiro, conhecimento e equipamento. E contudo, estamos gritando no meio do caminho como se já fosse tudo.
Isto é muito importante, porque senão nós não conseguimos alcançar nem metade do caminho. Porquê? Porque nós recebemos a Luz a partir do ponto final, do Criador. É por isso que eu não posso estabelecer agora a metade do caminho como uma meta. Eu só posso tomar uma pequena medida do trabalho como meta: eu quero atingir 10 gramas de unidade entre nós para dar ao Criador 10 gramas de prazer. Óptimo! Então você tem uma ação completa: Rosh (o início), Toch (o meio) e Sof (o fim). Isto funciona.
Mas se você disser: "Eu quero gastar todas as minhas energias com o fim de me unir com o grupo!", então você não receberá nada, porque isso constitui apenas uma metade. É por isso que o Baal HaSulam explica no seu artigo que Israel (aqueles que aspiram ao Criador), a Torá (Luz) e o Criador têm que estar presentes em cada estado. Caso contrário, você se desviará do caminho e não se moverá em direção à meta. Portanto, o fim da ação tem de estar presente no pensamento inicial.
Da 2a parte da Lição Diária de Cabalá 21/11/10, O Zohar


Site Internacional