Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 22-11-2010

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

O Muro Interior

 

Na Convenção, nós adquirimos uma nova sensação, e agora devemos desenvolvê-la. Nós sentimos que há um muro diante de nós e temos que quebrá-lo com a ajuda da Luz Superior, o Criador. É exatamente Ele que nos falta. Deixe que Ele diga: "Vamos ao Faraó".

Para isso é preciso entender e, mais importante, concordar que estamos quebrando o muro a fim de dar prazer a Ele, em vez de a nós mesmos. Nós esquecemos os dois aspectos mais importantes da caminhada:

  1. A única maneira de avançar é por meio de Sua força.
  2. Nós estamos avançando em direção à doação ao Criador.

Tudo isso me escapa. Por enquanto eu estou pensando em mim, em vez de doar ao Criador. Eu tento quebrar a Machsom com minhas próprias forças e não com as Dele. Desta forma, o objetivo e os meios ainda estão encerrados dentro do meu egoísmo.

No entanto, este é um bom estado, porque nós começamos a compreender os princípios fundamentais do progresso espiritual. Um limite surgiu diante de nós e temos que fazer algo em relação a isso. Isso não existe por si só, mas constitui uma barreira psicológica dentro de nós. Se nós nos dirigirmos corretamente, ele irá desaparecer.

O pensamento sobre o benefício do Criador é contrário à minha natureza, e os amigos também não o tem. Ele se encontra exatamente dentro da nossa união. É por isso que temos que trabalhar em três aspectos:

  1. Eu estou unido com o grupo.
  2. Eu tenho que definir junto com os amigos a aspiração correta, que nos permitirá romper a Machsom: ao nos unirmos, nós atraímos a força do Criador.
  3. Tudo isso é para Lhe dar prazer ou, em outras palavras, para alcançar a união com Ele.

O cuidado comum e incessante, e a preocupação devem despertar a todos. Esta é a garantia mútua; o grupo não é o rosto dos amigos, mas a comunidade espiritual que permeia todas as pessoas com pensamentos sobre a meta. De repente, nós começamos a pensar nela e desejá-la. Quando cada pessoa tenta construir o seu desejo em uma linha, então ela se expande por todo o mundo em círculos, sem ser limitada por fronteiras nem distâncias.

A garantia mútua significa que eu sou responsável por todo o sistema no qual o Criador me colocou. Se eu não agarrar o pensamento correto, então, nesse momento, todos são jogados para fora do pensamento correto. Ao desconectar-me, eu paro de fornecer ao organismo comum. Pode o fígado ou os rins sair de férias?

É por isso que eu peço que o grupo mundial sempre pense no objetivo da criação, sobre a doação ao Criador. Então eu não perderei a conexão, não importa onde eu esteja.

 

Da Aula Diária de Cabalá 22/11/10

 


 

Viajar Pelo Mundo Do Criador


Pergunta: O Baal HaSulam escreve que quando uma pessoa adquire a realização espiritual, ela "viaja ao redor de um enorme mundo". O que significa viajar ao redor do mundo do Criador?

Resposta do Dr. Laitman: O mundo é Malchut do Infinito, enquanto todos os outros mundos são estados separado e particulares dentro dela, que revelam suas qualidades específicas em relação a nós, a fim de nos ajudar a ser parte integral dela.

"Viajar ao redor do mundo do Criador" significa atingir Malchut do Mundo do Infinito e revelar todo o poder e a riqueza das conexões entre suas partes, que se conectam e completam-se mutuamente.

Eu não tenho mais nada a dizer, porque as palavras não podem descrever o que acontece Acima, uma vez que o bem e o mal, a verdade e a metira, unem-se. Eles se unem e se complementam, e nós revelamos isso dentro de nós, no desejo comum de todas as almas, denominada Malchut do Mundo do Infinito.

Isso se chama "viajar ao redor do mundo do Criador". É quando nós podemos usar todas as forças e todos os desejos de Malchut do Infinito, atingindo cada um dos seus detalhes e todos eles juntos.

O prazer mais importante é "quando as dúvidas são resolvidas", isto é, quando as coisas que parecem opostas e abomináveis umas às outras, unem-se de repente. É quando o amor irrompe entre elas, formando um lugar a ser preenchido pela Luz.

É assim que a pessoa "viaja" ao redor do mundo do Criador, verificando toda a harmonia na qual reside Malchut do Mundo do Infinito.

 

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabala 22/11/10, "A Essência da Religião e Seu Propósito"


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info