Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 24-11-2010

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Preparando-se Para a Lição Mais Uma Vez

 

A Luz constrói a nossa conexão e só revelaremos o Criador no seu interior. Temos de aspirar a isto não para o nosso próprio bem, mas somente para Lhe dar prazer. Assim que atingirmos o amor pelo Criador, revelaremos o Seu amor por nós. Todo o nosso estudo pretende revelar ou despertar o nosso amor pelo Criador.

Obviamente, neste momento não sentimos a menor necessidade disto. Lembramo-nos da existência da Força Superior só quando nos sentimos mal. É da nossa natureza agirmos apenas quando nos falta alguma coisa, desejando completar e preencher-nos a nós mesmos.

Nós não sentimos qualquer necessidade do Criador e muito menos de amá-Lo. Mas se tentarmos artificialmente aspirar ao Criador através do trabalho no grupo, gradualmente atrairemos a influência da Luz sobre nós, que nos traz qualidades especiais, de amor e doação.

Esta qualidade pode ser dirigida apenas ao Criador, porque Ele é o único a existir além de nós. No entanto, de modo a chegarmos até Ele, fomos colocados num estado especial chamado "este mundo". Aqui, com a ajuda dos nossos familiares e amigos, podemos fazer esforços e praticar a obtenção do amor pelo ambiente adequado. Então passaremos do amor pelas criaturas ao grau do amor pelo Criador.

É assim que saímos do egoísmo, passando do amor-próprio ao amor ao próximo, e através da nossa família e amigos, nós adquirimos amor pelo Criador.

Então revelamos a verdadeira natureza dos "meios" que utilizávamos. Acontece que o próprio Criador dividiu a nossa realidade desta maneira, de forma a termos a oportunidade de chegar a Ele através destes "exercícios". Na realidade não há nada além de mim, incorporando toda a realidade e o Criador que está acima dela.

Por isso, vamos construir a intenção para receber a Luz que Corrige, através do nosso estudo mútuo, a fim de revelarmos o amor entre nós e o nosso amor pelo Criador.
 

Da 1a parte da Lição Diária de Cabala 24/11/10, O Zohar



 

À Procura da Alma Eterna

 

Pergunta: Existe alguma coisa eterna dentro de nós?

Resposta do Dr. Laitman: Em todos os aspectos relacionados com o corpo material, nós somos meros animais, embora mais desenvolvidos, dotados de sentimentos e uma mente. No entanto, cada corpo animado é mortal.

Há uma segunda natureza, o desejo de doar, que é chamado de mundo espiritual, a alma, ou a "parte da divindade de Cima". Salvo ele, tudo pertence ao egoísmo, ao nível animal, ou mundo material. Portanto, por enquanto não há nada conectando-nos à eternidade, exceto um ponto que pertence ao infinito. Este ponto tem que organizar um ambiente para si mesmo como um meio para se desenvolver.

Eu não estou falando sobre a alma animal que dá vida ao corpo, que é a "força vital" presente em todas as criaturas: inanimadas, vegetativas e animadas. Além dela, o homem tem um verdadeiro ponto da raiz que ele tem que desenvolver. É devido a este ponto que ele é chamado de "humano" - "Adão", "semelhante" (Dommeh) ao Criador, cujo nível ele pode alcançar.

Uma pessoa normal não contém nada além deste ponto, que é espiritual e eterno. Da mesma forma que o seu corpo animado vive, ele também morre: e nada permanece! E com relação a esse ponto, será que conseguimos ao menos mantê-lo? Bem, ele chegou a estar dentro do corpo alguma vez? Não, ele não pertence ao corpo. Nós nunca seremos capazes de transplantá-lo para outra pessoa, junto com qualquer outro órgão.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 24/11/10, "Corpo e Alma"

 


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info