Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 04-11-09

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Sendo Impressionado Pela Força Doadora na Realidade

 

Só existem duas forças na natureza, na realidade: a força de recepção e a força de doação. O progresso do homem só depende da importância que for dada - à qual das forças ele dá mais importância, não importando se está preparado ou capaz para isso, mas da forma mais simples, como um bebê, que dá importância aos adultos.

Portanto toda a força do grupo deve visar somente influenciar a importância – nós podemos não saber o que ela é, mas ela é importante. Como a "Coca Cola", que foi anunciada como "O sabor da vida", como algo tão importante como a vida. Por que ela é tão importante? Por causa da propaganda. E este é o principal objetivo do grupo - inculcar em mim que a importância do Doador, do Criador, a força de doação, a qualidade da doação, o status do Doador, é a melhor coisa que pode existir.

E sobre todas as outras coisas, nós falamos com desdém, mesmo ao extremo. Nós devemos agir assim mais do que como um hábito, porque o hábito diminui o sabor, e com o tempo a pessoa para de ouvir o significado que existe por trás das palavras.

Tanto quanto possível, nós devemos ouvir e ser impressionados pela segunda força na realidade - pelo Doador que domina, o qual é o operador, que gira tudo; nós temos êxito na medida em que nos referimos a Ele. O homem só precisa perceber a parte que recebe dentro dele como uma força de influência, administrada, como uma força que não é uma “força”, mas algo que opera dentro de nós para nos desviar do Doador, e para nos permitir superá-lo. Esta é a única razão para sua existência: respeitar e promover o Doador, torná-lo um "Rav" aos nossos olhos.

Se a pessoa dá um status correto e utiliza uma abordagem correta para estas duas forças, enquanto enfatiza a força da Luz na maior parte do tempo, e trata a existência das trevas apenas para enfatizar a Luz, ela certamente começa a pensar cada vez mais a partir da perspectiva da Luz, a partir da perspectiva do Doador, Então, a pessoa quer se mover em mente e coração para o outro lado.


 

Construindo para Nós uma Régua de Valores

 

Toda manhã eu digo a mesma coisa antes da aula: a importância da espiritualidade, a importância do Doador, a importância do Criador. O que mais pode ser dito? Se isso não acontecer, nós continuaremos no mesmo estado. Isso porque o homem só pode investir energia, esforços e atenção conforme o grau de importância que existe nele. Assim, ele mede o valor de tudo em sua vida – quanto mais próximas as coisas na sua vida estão do Criador, mais importantes elas são. E quanto mais longe do Doador, menos importante elas são.

A pessoa precisa construir para si uma tal medida de valores: tudo o que pertence a doação é importante. Porque isso é importante? Porque me aproxima da doação. O grupo me dá importância, e da mesma forma o quarto onde eu estudo e os livros, etc. Isso significa que a pessoa começa a conectar as coisas e a verificar. Se elas estão próximas do Doador, elas são mais importantes. Se estão mais longe e não o apoiam, elas são menos importantes ou insignificantes; talvez elas perturbem e possam até mesmo prejudicar.

Construa um gráfico real como esse – começando com a coisa mais prejudicial até a mais importante, mais eficaz na obtenção da doação. E no meio, coloque todas as coisas que você encontra durante todo o dia - de acordo com o grau com que elas são eficazes ou prejudiciais a este objetivo. Nesse sentido, construa a sua atitude para com elas.

Agora você pode ver como essas coisas mudam na escala de importância. Se o Doador, o Criador, é colocado no lado direito, enquanto que no lado esquerdo é colocada a sua recepção, então você perceberá que durante a subida e a descida, certos valores, como casa, família, trabalho, prazeres diferentes vida, ou, alternativamente, o grupo, os livros, a disseminação, e assim por diante, mudam de posição à medida que você muda a força que o influencia.

Se você fizer isso, você construirá um gráfico de valores internamente - um quadro da força que opera em você. Você começará a identificar mais ou menos que força opera em você, em conformidade com os valores que estão atualmente dispostos em você, do pior ao mais eficaz. Você perceberá, por exemplo, que hoje você está rejeitando a influência do Criador, em comparação com ontem ou no dia anterior, quando talvez você não o fizesse. Você será capaz de verificar se você está perto ou longe Dele, o que você prefere, etc. Como você determina isso? De acordo com o "faça um Rav para si", de acordo com a importância do Doador, de acordo com a extensão em que você é atraído para o lado direito, a doação. Talvez hoje seja importante para você se divertir e relaxar, você não se preocupa com nada e pronto; mas pelo menos a tabela que você constrói permitirá que você realmente identifique qual é a sua atitude para com a espiritualidade, qual é a sua conexão com o Criador.


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Home | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info