Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 05-11-09

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Ascendendo em Ocultação

 

Como estamos estudando, a caminhada se divide em: "tempo de preparação", "correção dos vasos" e "implantação". A correção dos vasos se chama "doar a fim de doar" ou "arrependimento a partir do temor"; a implantação já é "arrependimento a partir do amor". O período de preparação se divide em fases, que podem durar um longo período, e nelas podemos avaliar o nosso estado. Onde nós estamos? O que possuímos? O que foi preparado para nós? Que estado é esse, comparado à espiritualidade? O que é a espiritualidade? E quem somos nós em relação a tudo isso?

Nós avançamos através do grupo: O que é um grupo? Através dos livros: O que é um livro? O que é o estudo? Qual é a intenção durante o estudo? Enquanto avaliamos todos os detalhes ao longo da caminhada, nós atravessamos a maior parte do período de preparação. Eles são estágios acima dos quais nós nos elevamos, e através dos quais nós ganhamos uma experiência muito importante. E exatamente porque a subida ocorre em completa escuridão, nós damos satisfação ao Criador. O nosso verdadeiro trabalho é encontrado lá, mais do que durante a nossa ascensão dos degraus da revelação.

Por enquanto, o homem passa por estados desagradáveis, porque ele não sabe onde está. Assim, toda a sua finalidade durante o tempo de preparação deve ser o esclarecimento das regras e do ambiente em que ele avança. Ele deve entender que dentro dele não há preparações, exceto o ponto no coração. Mas a sua implantação e realização só são possíveis através de forças externas: o grupo, que lhe dá a atitude correta para o estudo, e o estudo, que traz a Luz que Reforma. É assim que avançamos.


 

Construindo um Ambiente

 

Nós falamos muito sobre a "construção de um ambiente". No entanto, tal ambiente não existe para a pessoa, e, na verdade, nunca existirá. Mesmo se todas as pessoas no mundo já fossem grandes Cabalistas, exceto uma pessoa, essa pessoa ainda teria necessidade de construir um ambiente para si própria. Um ambiente é construído quando a pessoa se submete perante os outros neste caminho, aqueles que a seguram até certo ponto. Diante deles, ela deve se submeter e trabalhar.

Neste mundo, um ambiente comum nos apresenta todos os tipos de prazeres; ele pretende divulgar "Coca Cola" para nós, anunciar e nos vender coisas que nos são "útis". No entanto, mesmo que todo mundo diga que a sabedoria da Cabalá é "útil", você deverá trabalhar contra o seu ego. Isso ocorre porque o "útil" que eles dizem, de que é vale a pena doar e amar o próximo, é contra a sua natureza. Isso não existe em você. Portanto, o trabalho nunca pára. O esforço sempre será quem salva você da morte e o leva ao atributo da doação, que é chamado de "vida".

Assim, o homem não tem escolha, senão organizar as "condições adequadas" para si mesmo. Isto significa se esforçar em compreender o que signfica o “ambiente correto", para identificar os pontos que estão dentro dos amigos, e perceber que ele precisa desses pontos. Ele deve tratar os amigos com amor e realmente amá-los, o qual é o anseio pelo Criador. Ele precisa deles e com eles que ele precisa se conectar. O conjunto deles - é o seu trabalho. O conjunto deles - é sua alma. Assim, dentro da conexão entre os pontos, o Estado Superior é revelado – a Doação.

--Da Preparação para a Aula


 

O Que Nós Devemos Corrigir?

 

Pergunta de um Aluno: Eu tenho que corrigir o meu ponto no coração?

Resposta pelo Dr. Michael Laitman: Não, você não tem que corrigir o seu ponto no coração porque não há nada a ser corrigido nele. Ele é apenas um ponto e não tem volume.

O que você deve fazer é conectar o seu ponto do coração com outros pontos. Quando você criar essa conexão entre vocês, isso se chama correção.

Você vai revelará que o "grupo" de pontos ou desejos está completamente corrigido. Todos existem na conexão perfeita, como as células de um organismo saudável; todos, exceto você!

Na medida em que você "se curvar" diante deles, eles o influenciarão, e você começará a ter a intenção correta pela equivalência com o Criador. Quando você lê sobre o Mundo Superior com essa intenção, a leitura evocará uma influência sobre você a partir do Nível Superior. Você será influenciado pela Luz Circundante, o que lhe dará um sentimento do Nível Superior, de onde ela desce. Portanto, vá em frente - comece!

--Da 2ª Parte da Aula


 

O Que é a Tela?

 

Pergunta de um Aluno: O que é a tela? Do que é feita e como eu posso reconhecê-la?

Resposta do Dr. Michael Laitman: A tela é a força que permite que você pense nos outros em vez de pensar em você. É quando você adquire uma foma diferente de pensar, sentir e tomar decisões. Quando isso acontece, é como se você nascesse de novo!

Isso se chama milagre - "O milagre da saída do Egito". É quando você sai do seu desejo egoísta e, de repente, começa a se importar com os outros. Todos os seus pensamentos começam a trabalhar desta forma.

Neste momento, isso parece uma mudança assustadora. Quem desejaria isso? E mesmo que falemos sobre isso, interiormente nós temos muito medo disso.

No entanto, a Luz Superior fará esta mudança em nós. Eu não sei como ela fará isso. Isso simplesmente ocorrerá da mesma forma como ela nos criou. Esta mudança numa pessoa se chama milagre. A Luz que criou o nosso desejo também pode executar esse "upgrade" nele.

--Da 2ª Parte da Aula


 

Estudo é Alegria!

 

Às vezes, durante a aula, vários problemas surgem de repente numa pessoa, não apenas dificuldades de casa ou do trabalho, mas também problemas internos em seu caminho espiritual. Eles a preocupam mais do que a lição em si, e ela simplesmente não consegue se desligar deles. Todos nós recebemos esse tipo de "estados", e tudo bem. A coisa mais importante é participar no estudo, tanto quanto nos for possível.

Nós devemos deixar a lição com alegria. Durante a aula, nós devemos estar em alegria, numa boa atitude, com sentimentos de amor e apreço por estarmos aqui, numa aula, num processo de tratamento. Entendendo ou não o material, em cada momento que nós estamos conectados com o estudo, este é o tratamento. Um dia após o outro, ele opera em nós. Este é um ponto muito importante.

--Da 3ª Parte da Aula


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Home | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info