Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 28-11-2010

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Tudo É Pelo Melhor Se Você Se Elevar Mais Alto

 

Pergunta: O Criador está oculto, mas em vez Dele eu tenho o grupo. Como consigo ver nele a doação pura?

Resposta do Dr. Laitman: Há sempre perturbações no grupo, e é precisamente com a sua ajuda que conseguimos realizar exercícios maravilhosos, praticando para nos tornarmos semelhantes ao Criador. Qualquer ponto negativo deve ser usado exactamente como foi planejado, de forma a ser transformado em positivo.

Tudo é pelo melhor; nós só temos de agir correamente, sem recuarmos do que está acontecendo e construindo a atitude certa relativamente a isso. "Tudo é pelo melhor" não significa que nós aceitamos antecipadamente o inevitável, como as pessoas geralmente fazem. Pelo contrário, acima da perturbação ou exemplo que recebemos, devemos antes de tudo discernir o ponto final, o estado corrigido. Então, eu encontrarei a maneira de transformar o incorreto em correto, de unir-me, no presente, a perturbação (que pode estar relacionada com os amigos, o Criador, ou até mesmo com as minhas circunstâncias pessoais) e o objetivo da criação.

Eu descobrirei como corrigir qualquer aspecto, seja um desejo, uma intenção, um pensamento ou um acontecimento. Não só eu serei capaz de o justificar e atribuir ao Criador, mas também o anexarei a uma conexão com Ele. Eu entenderei até que ponto tenho que reconstruir o meu desejo e a minha maneira de pensar em relação ao acontecimento passado, e quanto eu tenho que mudar a minha percepção sobre o acontecimento, de forma a ver que o Criador trouxe-me bondade.

O sinal disso será a alegria: eu estou feliz porque o Criador me deu a oportunidade de chegar tão perto Dele. É assim que os nossos esforços gradualmente se acumulam numa grande possessão.



Da 1ª parte da Lição Diária de Cabala 28/11/10, O Zohar


 

A Vida Com Muitas Incógnitas

 

A pessoa que vive neste mundo não sabe o que lhe vai acontecer no momento seguinte. Não entende porque ontem lhe aconteceram as coisas que lhe aconteceram e de onde surgem os seus pensamentos e desejos. Ela sente que é controlada por forças imprevisíveis, como se estivesse suspensa no ar em relação ao seu passado, presente e futuro. E tenta encontrar algum tipo de apoio, procurando uma explicação para o universo com a ajuda de hipóteses e raciocínio lógico.

O seu ego cresce e faz cada vez mais perguntas sobre a vida, e sobre o que a espera após a morte. Quanto mais força nós adquirimos através do desenvolvimento tecnológico, que se opõe à natureza, mais a natureza se vira contra nós, forçando-nos a encontrar a resposta sobre como somos governados e sobre o sentido da vida. Como resultado, nós sentimo-nos como se estivéssemos no espaço vazio.

Quando o homem vivia em cavernas e perseguia mamutes, pensava que sabia tudo sobre a sua vida. Ele sentia e compreendia o mundo muito melhor do que nós. Nós, no entanto, não nos satisfazemos com qualquer uma das teorias existentes. Precisamos de uma resposta clara, porque não somos capazes de organizar adequadamente nem sequer o nosso dia-a-dia. Surgem tantas perguntas que somos incapazes de lidar com elas.

É como na matemática: para descobrir uma incógnita, é suficiente ter uma equação. Para descobrir duas incógnitas, você precisa de duas equações. No entanto, nas nossas vidas acabamos com muitas incógnitas, ao passo que temos cada vez menos dados ou fatos para construir uma fórmula.

As explicações filosóficas e religiosas do passado não funcionam mais conosco; não podemos confiar nelas. Exigimos fatos e provas, ou seja, realização. Se soubéssemos que não temos qualquer livre arbítrio, então construiríamos relações e uma sociedade completamente diferentes, um sistema diferente de punição e de justiça. O problema que a Cabala se propõe a resolver não é teórico, mas muito prático: determinar onde e como podemos influenciar e realizar esta oportunidade.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabala 28/11/10, "Corpo e Alma"


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info