Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 06-11-09

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Preparando-me para a Revelação do Mundo Superior

 

No artigo "Corpo e Alma", o Baal HaSulam escreve que o nosso corpo não pode existir no nosso mundo sem conhecer os eventos e as regras deste mundo. Por exemplo, para não pular na água do 10 º andar eu preciso saber o que é "altura", "água", etc. À medida que eu conheço o ambiente, eu posso viver nele confortavelmente, com segurança, e fazer melhor uso da natureza, etc.

No mesmo artigo, o Baal HaSulam continua e diz que a mesma coisa se aplica à espiritualidade. O homem a penetra no momento em que adquire o conhecimento necessário para a existência de sua alma no mundo espiritual; caso contrário, ele é como um bebê que foi deixado sozinho no mundo e é incapaz de se sustentar sozinho.

O período de preparação existe com essa finalidade. Durante este período o avanço do homem depende da velocidade com que ele concluirá a sua preparação. Isto é, o seu avanço depende apenas dele. Depende do seu esforço e da medida com que ele usa os livros, o ambiente, o professor, e tudo o que lhe é dado.

Nós devemos entender que não há atraso do Alto. Do Alto vem apenas a doação – a abertura da fase seguinte à pessoa, não mais do que o necessário, para que ela não falhe, mas exatamente para que ela possa entender e digerir a informação, a fim de avançar em termos de prosperidade, de compreensão, consciência e estudo.

Portanto, nós nunca devemos esquecer de perceber em todos os "obstáculos" que chegam até nos - quando de repente nos sentimos mal, quando tudo está sombrio, quando de repente sentimos uma decepção, uma dificuldade, ou quando algo não é compreendido – a assistência do alto, e não ficar com raiva deles. Pelo contrário, devemos nos comportar como crianças - alegrar-nos com o jogo que é praticado conosco, em que algo está voluntariamente oculto de nós para que nós o procuremos, ou quebrado para que nós o construamos, etc.

Na medida em que nós revelamos a importância do objetivo, entendemos que não há escolha, e que devemos estudar, nós podemos avançar. Porque se nós não estudarmos, a nossa alma não será capaz de existir no outro mundo. Existe um sistema que avança nos revelando o mundo vindouro somente se formos capazes de compreender esses estados.


 

Qual é o Conhecimento Necessário para a Alma?

 

Como mencionamos, a alma deve revelar a “inclinação ao mal”, ou seja. o nosso desejo que é oposto ao Criador. Ele é chamado de "mal", não porque eu não venci na vida, não sou inteligente ou rápido o suficiente, e assim por diante, mas uma coisa é chamada de "mal" porque ela é oposta ao Criador.

Em outras palavras, eu devo descobrir superficialmente o que é o “bom”, a “doação”, o “ amor dos outros”, “o Criador”, e oposto a isso, descobrir quem eu sou. Como eu seria capaz de prometer a mim mesmo que esta revelação não me assustará, mas me avançará? Só se eu receber do grupo a importância da meta.

Caso contrário, a pessoa percebe que um pouco de mal se revela nela, ou seja, descobre que está oposta à meta. Em vez de perguntar – qual é exatamente o estado onde você deve pedir ao grupo a força para que eles o ajudem, que eles o empurrem para a frente, para cima -, ela escapa da dificuldade. É óbvio que isso é difícil. Mas você deve entender que é incapaz de corrigir a si mesmo, você deve apenas pedir. As pessoas não conseguem lidar com a revelação do mal, porque elas não estão receptivos a esta informação, não conseguem digeri-la, compreendê-la, porque não estão ligadas suficientemento ao grupo.

É por isso que dizemos que existem condições. Em primeiro lugar, a pessoa deve ouvir as palavras do professor e verificá-las de acordo com o que ela vê nos livros. É assim que a pessoa estuda. Além disso, ela deve estar conectada ao grupo, como está escrito nos livros. Ela deve identificar o que é exatamente o grupo – são os amigos que estão sentados, apreciando e fazendo as refeições em conjunto, ou talvez apenas um grupo de pessoas que estudam com seus livros? Ela deve examinar: Como eu devo me conectar com eles? O que está exatamente dentro daquelas pessoas que eu preciso me conectar? Com os pontos no coração: Que pontos? Onde estão eles? Quais são eles? Como eu os identifico? Como eu construo o vaso no qual eu estou prestes a sentir o Criador, etc? Tudo isso se chama "preparação".


 

Como Conectar?

 

Pergunta de um Aluno: Como eu posso pedir para conectar o ponto em mim com todos os outros pontos que estão aqui?

Resposta pelo Dr. Michael Laitman: Você não precisa pedir que eles retirem seus corações para fora de seus bolsos. Porém, através de sua sensibilidade e de sua abordagem em relação a eles, você deve sentir que este ponto existe dentro deles, que está ardendo dentro deles. E para isso você não precisa falar com eles. Basta que você os trate com gentileza e se esforce em identificar as tendências deles para se elevar.


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Home | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info