Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 09-11-09

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Concentrando Todo o Esforço no Grupo

 

Pergunta de um Aluno: Como eu identifico o AHP de Elyon (AHP Superior), a fim de me aderir a ele?

Resposta do Dr. Michael Laitman: Exceto o seu "eu", tudo é AHP de Elyon. Tudo - o mundo inteiro, e todos os amigos.

Agora, é preciso saber como se aderir a ele, aceitar a sua presença a fim de se aderir a ele, ao Elyon (Superior). Existem muitas coisas neste mundo; você precisa se afastar de uma parte e se aproximar de outra. Você precisa processar e analisar aquilo do que voce deve se aproximar, e aquilo de que deve se afastar. Isso se chama aprender a "se aderir" ao Elyon.

Como fazemos isso? Eles dizem, que a coisa mais importante, mais curta, mais bem-sucedida, e mais próxima, é o "grupo". Em vez de todo o mundo, no lugar de todos, você tem os amigos. Enquanto isso, concentre todo o esforço neles, e mais tarde, no esforço com o mundo inteiro. Quando o mundo inteiro também adentrar, você perceberá o quanto mais "reduzido" isso se torna, mais "hermeticamente fechado". Mas, por ora, concentre todo o seu esforço no grupo e você o perceberá como o AHP de Elyon - e isto certamente está próximo do sucesso.

--Da 1ª Parte da Aula


 

A Nossa Única Chance de Ascender

 

A única maneira da nossa geração poder atingir a meta da criação é usando o método criado para nós pelo Baal HaSulam. Nós devemos estudar e absorver o que ele disse, sem apego ao conteúdo dos seus livros, mas nos esforçando para alcançar o seu "espírito", e aderindo-se a ele como uma criança deseja se aderir a um adulto.

A criança não compreende o adulto e não sabe por que este age de um certo modo. Ela apenas "se agarra" e pertence a ele, e é assim que ela tem êxito. É assim também como o Nível Superior está conectado ao nível inferior. Você deve se unir a tudo aquilo que o Nível Superior lhe dá, elevando a grandeza dele, apesar do seu egoísmo.

Você deve trazer todas as suas qualidades em harmonia com o Nível Superior. Isso se chama "servindo o Superior". Fazendo isso, você se eleva e revela o Seu Nível. Não há como se elevar de um nível inferior para um superior senão através da união com o AHP do Superior.

"Unindo-se com o Superior" significa desejar revelar o Seu espírito, preferências e pensamentos, bem como o que é importante para Ele, como Ele percebe a espiritualidade, como Ele pensa e qual é a Sua atitude. Nós podemos discernir tudo isso através de todos os sinais exteriores que revelamos a partir da manifestação do Nível Superior.


 

A Preguiça é uma Qualidade muito Útil

 

Pergunta de um Aluno: : O que eu devo fazer se a preguiça me impede de avançar, não deixando que eu entre no grupo e me esforce nele?

Resposta pelo Dr. Michael Laitman: A preguiça pode ser muito útil se combinada com a importância do objetivo espiritual. Eu sou preguiçoso para fazer qualquer movimento, até descobrir o mal que ela pode trazer para mim. Então, eu não tenho outra escolha, senão superar a minha preguiça. Neste caso, eu não faço nada extra, mas somente o que for necessário para mim, a fim de alcançar a meta escolhida por mim.

Preguiça não significa que você fica deitado e não faz nada. Você pode estar fazendo toneladas de esforços, fazendo um monte de coisas desconexas, mas tem preguiça de se esforçar para fazer algo que seja útil ao seu progresso espiritual. Por exemplo, digamos que você está sentado em casa e não vai dormir na hora devida para acordar cedo para a aula. Isso também é uma forma de preguiça.

A raiz da preguiça é que você não vê uma recompensa que poderia inspirá-lo a mudar o seu estado atual. É por isso que você deve aumentar o valor da recompensa em sua percepção. Então, você será capaz de superar a sua preguiça. Caso contrário, você se sente bem de qualquer maneira. Você não sente um castigo suficientemente grande ou uma recompensa, e é por isso que você opta por permanecer como está, sem mudar.

A pessoa que trabalha duro num emprego simples e ganha pouco, pode sentir preguiça de fazer esforços no sentido de encontrar um trabalho diferente. Ela trabalha duro, mas é preguiçosa para mudar. Se usarmos a preguiça corretamente, ela irá nos ajudar a fazer somente as coisas que precisamos fazer. Mas se nós não a utilizamos bem, então ela nos detém e não nos deixa criar as condições adequadas para alcançarmos o objetivo.


 

Atraindo A Luz que Reforma

 

Pergunta de um Aluno: Será que a pessoa precisa compreender os escritos para atrair a Luz que Reforma?

Resposta do Dr. Michael Laitman: "Compreender" significa "conectar". Será que você se conecta ao texto? Você consegue alcançar duas coisas: a) Estudando, você consegue "atrair" o déficit para a correção, consegue sentir que com isso você quer que isso se abra para você, lhe aproxime do Doador? B) Você deseja estar no que está escrito lá? Como o Baal HaSulam diz, na página 155 da "Introdução ao TES", graças à vontade e o desejo de compreender o que está sendo estudado, isso desperta em nós a Luz que circunda a nossa alma. "Compreender" significa estar nas mesmas ações.

--Da 3ª Parte da Aula


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Home | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info