Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 16-11-09

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Permanecendo no Caminho por Três a Cinco anos

 

Nós viemos a este mundo, e alcançamos a percepção desta realidade, a fim de nos elevarmos dele até a verdadeira realidade do Mundo Superior. Toda a nossa missão na vida é nos conscientizarmos do nosso estado inconsciente, a fim de experimentarmos esta verdadeira realidade.

Primeiro nós precisamos atravessar um longo caminho de desenvolvimento, através dos níveis inanimado, vegetativo, e animado, até que o ponto no coração surja em nós – o desejo de entrar na verdadeira realidade. Quando nós finalmente esclarecermos o que significa o nosso verdadeiro estado (a doação, a raiz da nossa alma e o Criador), nós entendemos que é preciso entrar em sintonia com algum sistema que nos ajudará a alcançar este objetivo.

Até agora, nós não tivemos nenhum pré-requisito para isso, ou seja, a força, os desejos, os pensamentos e a compreensão exigidos e necessários. Qual é o adaptador, o grau intermediário entre nós e a doação? Com que meios devemos avançar?

Dizem que existem três formas pelas quais podemos avançar: o professor, o grupo, e os livros. No entanto, nós precisamos perder a esperança até o momento que entendermos que estes são os únicos meios e, assim, comcemos a usá-los.

É quando começa a contagem do período de preparação de "três a cinco anos" (ver "Introdução ao Talmud Eser Sefirot" p. 23). Nós precisamos nos fiscalizar a todo o momento, para ver se estamos realmente neste período de "três a cinco anos"; e se não, nós precisamos buscar as mudanças que nos levarão à doação.

Afinal, se nós recebemos um despertar e o Criador nos deu este desejo, nós precisamos ter certeza da realização da nossa missão espiritual. Se, pelo contrário, nós recebemos tal despertar do alto e o negligenciamos, rejeitando o convite do Criador para irmos até Ele, esta será a maior vergonha que nós podemos imaginar.

Portanto, nós precisamos investir o máximo de esforço possível para construirmos limites para nós mesmos e colocarmos guardas em todos os lugares que não nos permitem fugir durante o período de dificuldade. Nós precisamos ser vigiados quando estamos num estado durante o qual não temos controle sobre nós mesmos, e experimentamos maus pensamentos e diversos cálculos que nos forçam a esquecer o caminho espiritual e o objetivo.

Nós precisamos determinar todas as idéias de forma correta, para nós mesmos, e em toda a sua profundidade: O que é a doação, quais são as condições e os meios para alcançá-la, e em resposta à qual desejo virá a Luz da correção? Nós precisamos imaginar claramente cada estado momentâneo, a fim de percebermos se estamos no caminho dos "três a cinco anos", ou se nos desviamos dele.

--Da Preparação para a Aula Diária -16.11.09


 

Um Pedaço de Pão Guardado Para o Futuro

 

É impossível subir a um nível mais elevado sem a ajuda do Altíssimo. Isto é semelhante ao modo com o qual uma criança consegue se desenvolver apenas com a educação que recebe dos adultos, que entendem o que precisa ser dado a ela, ano após ano. O quanto ela absorve deles depende do quanto ela se anula perante eles. Em nosso mundo, a Natureza cuida desse processo.

Enquanto isso, usando o seu cérebro, uma pessoa sempre julgará os outros no seu nível e nunca sairá dos limites da sua compreensão. Portanto, o grupo nos dá uma oportunidade de atingirmos a semelhança com a "fé acima da razão", que só é revelada na espiritualidade. O grupo nos dá a sua opinião, e começa a nos governar. Por enquanto, isso se chama "fé acima da razão".

Além disso, existe o conceito de "um pedaço de pão guardado para o futuro" (Pat ser Salo - pão na mochila). Se uma pessoa sabe que tem pão em sua mochila, ela não sofre de fome, em comparação com uma pessoa que não tem pão. Isso pode parecer um processo puramente fisiológico. Que diferença faz se vamos guardar um sanduíche ou não? Mas há uma diferença! Nós não sentimos fome se temos este sanduíche guardado em outro lugar para o futuro.

Uma pessoa rica que tem todos os tipos de alimentos não sente o desejo de comê-los, enquanto que uma pessoa que não tem nada tem um apetite enorme. Isso se chama um "pedaço de pão guardado para o futuro", pelo qual nós não sentimos o desejo.

Nós precisamos usar todos os truques possíveis para despertarmos em nós um sentimento de alarme e medo, a fim de expormos os lugares onde ocorreu a quebra. Deve ficar claro para nós que nós não estamos num estado onde podemos estar satisfeitos. Nós viemos para aprender e para realizar algum trabalho na disseminação, mas isso não é suficiente para nos acalmar. Nós precisamos ter certeza de que nos sentimos cada vez mais alarmados com relação à correção, a cada momento que passa.

Nós precisamos garantir que adquirirmos um novo desejo, construindo uma imagem do Altíssimo por nós mesmos e nos aderindo a ela, de modo que esta aspiração por um novo grau hipotético nos arrastará mais altos.

--Da Aula sobre a Carta #43 do Baal HaSulam - 16.11.09


 

De Onde Vem a Minha Nova Forma Superior?

 

Pergunta de um aluno: De onde vem a minha nova forma superior?

Resposta do Dr. Michael Laitman: Da minha relação com o grupo. Quando eu descrevo a relação que deve haver entre eu e o grupo, de acordo com o que li nos livros e ouvi do professor. O grupo e eu somos o sistema que eu preciso imaginar para mim; eu devo sonhar com isso - "como seria bom se eu estivesse conectado a eles, tal como descrito nos livros, e como eu ouvi do professor. Eu concordo com isso, eu não quero isso, mas esta é a espiritualidade". Até mesmo a compreensão de que eu não quero isso já é um discernimento sobre o caminho: Por que eu não quero? O que eu serei capaz de fazer, a fim de querer de todas as formas?

Isto é semelhante ao seu desejo de me convencer de que as coisas serão boas se eu beber Coca-Cola. Então, eu também começo a desejá-la - não por causa deles, mas porque a opinião deles penentra em mim e se torna a minha opinião. Assim, a pessoa começa a ser o seu próprio psicólogo, e convence a si mesma a avançar. Este é o trabalho.


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Home | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info