Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 18-11-09

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Ser Bem Sucedido na Hissaron

 

É impossível que uma pessoa tenha prazer ao se sentir vazia. Inconscientemente, ela sempre quer fugir desta sensação. Geralmente, nós fugimos antes mesmo de começarmos a senti-la. É assim que funciona a força que protege o nosso corpo. Quando eu me preparo antecipadamente num grupo que influencia todos os seus membros a respeito da grandeza da Hissaron (déficit, deficiência) pelo Criador, pela doação, pelo amor dos outros - que eu devo estar numa grande Hissaron, num grande sofrimento, acompanhado pela pergunta: "Por que eu não a tenho?"; quando eu preparar isso, e se eu receber o apoio do grupo que almeja somente isso, então eu começarei a me sentir desprezível e mau, porque eu não tenho essa Hissaron.

Eu começo a ouvir o que eles dizem: Como é bom desejar o amor dos outros, querer e procurar exatamente esta Hissaron. De toda a gama de sucessos e insucessos que eu posso observar, eles me dão uma única linha fina. Eles dizem: Se lhe falta isso, então você é a pessoa mais bem-sucedida, de maior sucesso na Hissaron. E então, da minha natureza, que quer ser bem sucedida nessa “carência”, na ignorância, na falta de sucesso, na revelação do mal, eu começo a querer descobrir a inclinação ao mal em relação ao grupo, ao Criador, e aprofundar essa linha fina em direção à Meta da Criação - que eu não tenho. Não em direção ao grupo, não em diração à adesão ao Criador.

Eles dizem: a Hissaron por isso é tudo. Nós temos que alcançar um estado em que soframos por não ter, e todos que estão neste sofrimento são mais importantes, maiores, mais bem-sucedidos; exatamente quem é mais exaltado em nosso grupo.

Assim, essa força de proteção que existe em meu corpo, o meu ego, irá realmente me levar a querer estar nele. Então, instintivamente, o resto das formas de “carência”, por dinheiro, honras, etc., será extinto, e eu começarei a querer apenas a Hissaron pela espiritualidade. É assim que eu expando o meu ponto no coração. Caso contrário, o desejo de receber a extinguirá. Por que eu desejaria sentir mais Hissaron? Eu sempre buscarei menos sofrimento, para não sentir um vazio ainda maior. Se nós quisermos avançar, devemos trabalhar com o nosso corpo, com as nossas inclinações, de uma forma sofisticada.


 

As Relações entre um Estudante e Seu Professor

 

É dito que Moisés tinha algum tipo de academia ou colégio no acampamento de Israel, onde ele ensinava os chefes da nação. É dito também que Yehoshua - graças ao qual o país entrou no nível "para doar", para a terra de Israel - não estudou entre esses sábios, mas ajudou Moisés a disseminar a sua sabedoria. Como? Ele organizou os bancos na casa de estudo e muito mais. Em outras palavras, ele trabalhou sem intelecto, mas na adesão, no serviço. Este é um assunto bem conhecido na espiritualidade. Isso porque se a pessoa se anula diante do AHP de Elyon (AHP Superior - Awzen, Hotem, Peh) - que também é chamado do seu corpo docente - e se liga a ele, então o Elyon se eleva ao Seu nível, e ela atinge o GE do Elyon (Galgalta ve Eynaim) - o intelecto e a emoção do Elyon, o Seu nível. É assim que avançamos na espiritualidade.

Disso também resulta as relações que devem existir entre um estudante e seu professor, como o Baal HaSulam explica no "Discurso em Comemoração pela Conclusão do Zohar". O avanço espiritual do estudante depende do cumprimento das exigências de seu professor na materialidade - esses requisitos se referem principalmente às questões de disseminação, como foi o caso de Yehoshua. Porque o avanço espiritual não é atingido através do estudo, mas anulando-me diante do Nível Superior, e depois, esse nível o eleva espiritualmente.


 

A Anulação Virtual

 

Pergunta de um Estudante: Como a pessoa pode se anular através da internet?

Dr. Michael Laitman: A distância física não está relacionada com a anulação. Se a pessoa escuta as palavras de seu professor no que diz respeito à disseminação, o grupo, o estudo, e se esforça em compreender o que ele pensa, e realiza isso em completa devoção, se diz que ela se anula perante a opinião do seu professor. Não importa onde ele esteja. De qualquer maneira, ela não recebe isso do corpo do seu professor, mas deste canal que ela mesma organiza de baixo para cima.

Portanto, talvez existam muitas pessoas que eu não conheça fisicamente, mas se elas aceitarem as minhas palavras e executá-las fielmente, elas alcançarão esse nível de anulação. Afinal, nós estamos falando do nível intermediário entre o Criador e o professor. Em outras palavras, é o nível mais próximo a você, para você organizar a subida até o nível imediatamente superior. E depois que você subir para um nível superior, o professor também estará num nível mais elevado, e também a vontade do Criador. "O professor" não é uma pessoa, ele é um nível, um nível que é maior do que você.


 

A Anulação é uma Ação Bem Calculada

 

A anulação é querer se elevar de baixo para cima, do ponto deste mundo de volta à Ein Sof. O que significa "se anular"? Aceitar a Natureza Superior em vez da nossa, dar mais importância à Natureza Superior do que à nossa. Isso é algo que eu também faço com o meu intelecto. A fim de fazer isso, eu devo ser muito inteligente, e utilizar vários fatores - o grupo, a disseminação, as aulas, o professor, e conselhos dos Sábios.

Eu preciso amadurecer bem estas coisas dentro de mim, para me convencer a me anular em relação ao AHP Superior, em relação às suas propriedades de doação, que para mim parecem como trevas; apesar de eu pertencer a Ele, avaliá-Lo como maior do que eu, eu não quero cancelar a minha mente imediatamente, caso contrário, eu serei apenas uma besta. A anulação é uma operação bem calculada.


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Home | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info