Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 19-11-09

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

A Necessidade de Se Estudar o Zohar

 

Pergunta de um aluno: Será que o fato de estarmos prestes a começar a estudar O Livro do Zohar e transmiti-lo na televisão, internet, etc., acelera o processo da revelação da realidade espiritual?

Resposta pelo Dr. Michael Laitman: É claro. É só para isso que o estamos estudando. Esta é a única razão. Eu espero que pela força que geramos através da leitura deste livro nós seremos capazes de conectar a nós todas pessoas que vão se aderir a este estudo em todo o mundo. É por isso que O Livro do Zohar deve unir todo mundo. Além disso, uma breve introdução antes do estudo não será suficiente, mas durante o estudo nós sempre teremos de dizer que estamos estudando este livro para nos conectarmos. Somente na conexão entre as pessoas é que O Zohar pode ser compreendido. Isso porque O Zohar fala sobre a conexão na qual o Criador é revelado.

O Zohar foi totalmente planejado para a revelação da Divindade, que é revelada na conexão entre as partes do Kli (vaso) comum. Como nós podemos atingir isso? O Zohar transforma a linguagem da Bíblia em algo que possamos entender - na linguagem da Cabala; e dessa linguagem em algo mais interno, na linguagem da nossa emoção interior – então, nós podemos começar a sentir dentro de nós, e entre nós, esses discernimentos. É assim que nós descobrimos e penetramos a realidade oculta.

Nós esperamos que o mundo inteiro se conecte a nós, e junto conosco penetre a revelação desta realidade Superior, plena e eterna, que por enquanto está oculta. Quando ela for revelada, ela será chamada de "revelação do Criador às criaturas deste mundo". Esta é a necessidade da abertura do O Zohar.


 

É Preciso Preparação para Sintonizar O Livro do Zohar

 

Question de um aluno: Qual é a vantagem de se estudar O Livro do Zohar em nossos tempos? Você deve estudá-lo para alcançar a espiritualidade?

Minha Resposta: Sim, agora chegou a hora de se estudar O Livro do Zohar. Eu esperei muito tempo por isto, porque nós precisávamos passar por um período de preparação. Agora nós atingimos um estado onde um grande número de pessoas em todo o mundo é capaz de ascender a escada espiritual. É por isso que o comentário do O Livro do Zohar é chamado Sulam – A Escada.

É por isso que agora nós estamos começando a estudar O Livro do Zohar juntos. Toda pessoa que se juntar a nós para este estudo, e for capaz de se anular como um bebê para estudar conosco, será capaz de penetrar a sensação descrita pelo O Zohar.

O Zohar não pode ser estudado com a mente porque ele fala ao coração da pessoa, e desenvolve suas sensações. O objetivo é fazer com que a pessoa sinta duas qualidades: doação e recepção. É por isso que Baal HaSulam nomeou seu comentário ao O Zohar "Sulam" – A Escada.

Além disso, O Zohar não pode ser estudado sozinho, mas apenas num grupo. Na verdade, essa é a forma como ele foi escrito, por um grupo de dez Cabalistas cujas almas estavam totalmente unidas. Os dez cabalistas que escreveram O Zohar construiram um vaso espiritual composto pelas dez principais Sefirot. Cada um deles representava uma Sefira, ou uma força especial do vaso (Kli) íntegro que foi criado pelo Criador. Por isso, se aspirarmos a nos tornar tal vaso íntegro, então seremos capazes de receber esta mensagem deles, e isso irá nos influenciar.

Se agora nós tentarmos estudar O Zohar num grupo, sentiremos rapidamente como a força oculta neste livro nos conecta. À medida que nos unirmos, seremos capazes de aceitar e compreender a sua mensagem. Na realidade, nós seremos capazes de sentir isso, porque a compreensão ocorre através do coração. Existem desejos específicos que são organizados especialmente para compreender a mensagem espiritual.

É impossível alcançar O Zohar com a razão fria, árida. Deve haver um grupo que passou por um grande caminho de preparação, cujos membros já tentaram atingir a espiritualidade através de outros meios, e foram libertados de suas desilusões. Eles já discerniram muitas coisas e estão dispostos a se anular, porque entendem que sozinhos, com suas forças individuais, não conseguem alcançar nada. Então, eles estão prontos para começar a estudar O Zohar, para sintonizá-lo.


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Home | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info