Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 20-11-09

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Mudando A Importância Através do Grupo

 

O desejo que nós recebemos pela espiritualidade é como um pequeno ponto. E nós nunca recebemos mais do que esse ponto, exceto que junto com ele nós também recebemos o grupo, o ambiente. Se quisermos aumentar esse minúsculo desejo, para um desejo que é mais importante que todos os nossos desejos, nós devemos fazer parte de um grupo, querer estar nele o máximo possível, querer nos subjugar ao máximo perante ele, querer dar o máximo de importância a ele. Assim, a importância do objetivo coletivo que engloba o grupo nos influenciará, e não será difícil para nós trabalharmos na obra espiritual.

Está escrito que o esforço é superior à força humana. O que significa "acima da força humana"? E se nós não formos capazes disso, porque somos obrigados a fazer algo que está acima de nossas forças? Eu só posso levantar 20 kg, mas me disseram para "levantar 100 kg". "Eu não posso". Eles respondem: "Pode sim, ache uma maneira de fazer isso".

Em nosso trabalho, nós somos incapazes de ascender de um nível ao outro, e nem sequer conseguimos pedir para ascendemos, porque somos incapazes de pedir algo que é mais elevado e completamente inverso ao nosso desejo atual. É somente com a condição de que eu interprete corretamente o que significa a "espiritualidade": é a doação e o amor ao próximo, é parar de pensar em mim e aceitar o desejo dos amigos como mais importantes do que o meu, servi-los. Dessa tal saída de nós mesmos é que começamos a sentir o mundo espiritual, a Força Superior.

Será que nós queremos isso? Não. Nós somos capazes disso? Não. Nós sós recebemos um ponto, e com relação ao restante nos é dito "esforcem-se". O que é o "esforço"? Ele está acima das suas forças. Mas como nós nos elevamos acima das nossas forças? Os Cabalistas dizem que o meio para fazer isso é a conexão com o grupo. O grupo nos dá a força, nos faz uma lavagem cerebral, nos dá um desejo em nosso coração, e constrói tudo de novo em nós. Embora nós nos oponhamos, ele nos influencia: nós nos subjugamos perante o grupo e queremos estar com eles.

Então, a pessoa começa a receber a importância da doação, do amor ao próximo, de todos os tipos de coisas estranhas que ninguém precisa. De repente, ela começa a perceber que há algo de verdadeiro nessas coisas, que não a confundem com algo irrealista sem nenhuma razão; mas parece que exatamente saindo de si mesma é que ela alcança algo especial, eterno, completo, grande, uma dimensão mais elevada, saindo de sua pele. E tudo isso acontece através da mudança da importância, mudando os valores.


 

A Essência da Obra de Uma Pessoa

 

Eles dizem que a Luz existe no sistema de almas e que vem de lá. Eles também dizem que a diferença entre o "eu" do estado atual, e o "eu" do próximo estado, é que no primeiro estado eu não estou conectado com o resto das almas, ao passo que neste último estado, eu estou conectado a elas.

Portanto, se eu quero despertar a Luz, eu devo me conectar vigorosamente às demais almas, a desejos parecidos com os meus, que querem atingir a espiritualidade. Este último estado, nele, entre nós, eu encontrarei a "Luz que Reforma". Então, eu passarei do primeiro para o segundo estado. Esta é "a essência da obra de uma pessoa."

Por isso, está escrito: "Do amor da humanidade para o amor do Criador". Precisamente na relação entre seres humanos eu descubro o Criador, e não que eu pague num lugar e depois receba algum tipo de compensação ou bônus em outro lugar.

No mesmo local em que eu me conecto com os outros, nessa rede de almas, eu revelo a Luz que Reforma. Lá eu vou revelar o Criador. E quanto mais eu me conecto a todos, eu simplesmente passo de um lugar ao outro através da Luz que eu descubro. Isto é, eu me transformo, mudo a minha atitude em relação a todos, descubro a conexão entre nós; então, é revelado a mim que o Criador existe entre nós. É assim que eu alcanço a espiritualidade.


 

Eles São Tão Importantes Para Mim Quanto o Criador

 

A conexão se revela quando cada um está preparado para ser responsável pelo outro. Como o Baal HaSulam escreve no Artigo "A Arvut"- Eu prometo ao outro, com todas as minhas forças, apoiá-lo em alcançar a espiritualidade, em alcançar a importância da doação, do mesmo modo que ele se obriga a fazer isso por mim. Não nos falta nada além disso. Nós nos conectamos com esse fim, e não prestamos atenção às qualidades externas das pessoas que aqui estão, quem são e quais são.

Pode ser que aqui existam pessoas que eu nunca tivesse contato, porém, por falta de escolha, eu chego e realmente as respeito como as maiores da geração, como pessoas especiais, porque o Criador as escolheu e lhes deu um desejo por Ele. Por isso eu as respeito, e não para qualquer coisa. Em seguida, eu constato que eles são tão importantes para mim quanto o Criador, porque eles são os meios que me foram dados para alcançá-Lo. Não um meio que eu descarto depois, mas um meio no qual, dentro da conexão entre nós, eu revelo o Criador. E é proibido interromper esta conexão.

Quando nós alcançamos os níveis espirituais e eu descubro que estou conectado a eles, nesta conexão eu revelo o Criador no nível 1. Mais tarde, o ego aumenta, o meu desejo de receber me desconecta deles, e a espiritualidade, a sensação do Criador, desaparece. Então, novamente, eu estou trabalhando com eles numa conexão ainda maior entre nós, alcançando a conexão no nível 2; dentro desta conexão, o Criador é revelado conforme a conexão entre nós. E então, novamente, o ego se revela, eu caio no ódio em relação a eles, no desejo de receber, na inclinação ao mal, e novamente o Criador desaparece. Luz e vaso, Luz e vaso, Luz e vaso, assim nós ascendemos através dos níveis.


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Home | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info