Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 22-11-09

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Como Sabemos Se Encontramos um Verdadeiro Cabalista?

 

Pergunta de um aluno: Como alguém que não alcançou a espiritualidade pode encontrar um verdadeiro Cabalista, a fim de estudar com ele?

Resposta do Dr. Laitman: Como você pode encontrar um verdadeiro Cabalista? Ora, o que é um verdadeiro Cabalista? O Baal HaSulam escreve que um verdadeiro Cabalista é alguém que se esforça apenas pelo Criador e por mais nada, tal como qualquer coisa relacionada a este mundo ou a si mesmo.

O único meio que possibilita revelar o Criador, o Mundo Superior, e a qualidade de doação, é o grupo Cabalístico. O grupo é a conexão entre as aspirações das pessoas para revelar a qualidade de doação entre elas. Esta qualidade se chama "o Criador".

Você não está tentando aprender com o grupo os hábitos materiais de um Cabalista. Com ele você aprende a se anular, em que "se anular" significa anular o seu egoísmo em relação à meta: a conquista da qualidade de doação. Você tem que aceitar esse objetivo sem qualquer resistência, com confiança total e sem crítica, como se fosse um bebê.

A crítica e a constatação devem ocorrer antes de você aceitar o professor como seu instrutor. No entanto, se você tem um ponto no coração, você não deve fugir de um instrutor que está lhe mostrando a verdade.

Mas o que é "a verdade"? É a força de doação, considerada o Criador, e ela se revela dentro do seu amor pelos amigos, e depois por todo o mundo. Se você percebe que os outros alunos e o professor estão tentando cumprir isto, não considerando nada importante além do Criador, isso significa que você encontrou o lugar certo para estudar.

No entanto, isso ainda não lhe dá qualquer garantia de que você atingirá a meta. A partir daqui, tudo depende de você; é aqui que começa o seu livre-arbítrio. Mas pelo menos você encontrou um professor e um grupo, que é o local onde o Criador pode ser revelado.

Um professor não é a pessoa de carne e sangue que você vê à sua frente, mas a realização do Criador e a experiência ao longo deste caminho. O que você deve estar absorvendo dele não são as coisas materiais, mas a conexão dele com o Criador.


 

Aprendendo a Aprender com um Professor de Cabalá

 

É impossível receber a espiritualidade (no sentido de adquirir a qualidade de doação que é semelhante ao Criador) apenas estudando os livros sozinho. Você precisa de um professor ao vivo, pois só ele pode conectar o seu nível atual com o nível espiritual. O professor deve servir de nível intermediário entre você e o Criador. Sozinho, no entanto, você nunca será capaz de "saltar" para o nível do Criador. Seu professor é o grau intermediário entre você e o mundo espiritual. Ele é capaz de fazer isso porque ele existe em ambos os mundos simultaneamente.

O Ari e o Baal HaSulam escreveram que os estados intermediários são os meios para se elevar. Por exemplo, veja a Parte 3 do Talmud Eser Sefirot, "Reflexão Interna".

Mesmo que um estudante possa ascender sozinho ao primeiro nível espiritual, ainda assim levaria muito tempo para aprender sobre o Mundo Superior sem a ajuda de um professor, e não teria tempo suficiente para se corrigir. Assim como neste mundo, primeiro você deve crescer por cerca de 20 anos, e só então pode começar a viver por si mesmo. Mas se você não passar os primeiros "20 anos" de sua "vida" ao lado de um professor, você será como uma criança que nunca recebeu uma educação ou criação, e que cresceu sem qualquer apoio dos adultos.

É por isso que a pessoa deve ouvir o que o professor lhe diz, e fazer todos os esforços possíveis para realizar o conselho do professor. O aluno deve aceitar este conselho acima de suas próprias desconfianças egoístas. Não seja como uma criança que se recusa a abrir a boca e aceitar a alimentação, pois, caso contrário, o que o professor será capaz de lhe dar?


 

A Anulação Perante o Professor

 

O Baal HaSulam escreve que se você não estiver conectado a um professor, ou, por outro lado, se o grupo não estiver conectado a um professor, não há como você alcançar a espiritualidade. Tem sido assim ao longo da história, e é assim que se constrói os níveis. A única questão é o que significa a "anulação", e o que significa a "anulação coletiva"? O que significa " procurar um sábio, um verdadeiro Cabalista, e obedecer não importa o que ele designar"? Você já encontrou essa pessoa, aquela que você quer obedecer, não importa o que ele lhe diga?

Aluno: Sim.

Dr. Laitman: E você está fazendo isso?

Aluno: Eu percebo que só posso fazer isso se o grupo exigir isso de mim.

Dr. Laitman: Ele não escreve grupo aqui. Está escrito obedecer suas palavras - se ele lhe ordena menosprezar o grupo, então você deve menosprezá-lo; e se ele ordena que você se conecte com o grupo, então você deve se conectar a ele. Por que você está distorcendo as palavras? Você percebe como você está procurando algum acesso secreto? Veja as palavras do Baal HaSulam - até que você cumpra suas palavras de uma forma simples e direta, você não pode receber o que ele está tentando entregar a você, através desse canal que você está construindo devotadamente em direção a ele. O que significa "em direção a ele"? Para as coisas que ele ensina.

Você não entende que um professor não é uma pessoa, mas sim a natureza dos níveis. Você também se chama "nível". Não a sua carne animal, mas o desejo que existe em você.

Quem é você? O ponto no coração. E ao seu lado existe algo num nível mais elevado chamado "professor"; e acima dele, um nível mais elevado chamado "Criador". Por que o professor é único? Por que ele está em algum contato com você.

Se você não obedecer suas ordens para se assemelhar às coisas que ele ordena que você se assemelhe, como ele será capaz de transferir algo a você, como será capaz de elevá-lo ao próximo nível, onde você já alcança o Criador?

Aluno: Você disse para procurar o Criador apenas nas almas.

Dr. Laitman: Na anulação.

Aluno: O que é a anulação?

Dr. Laitman: "Anulação" significa subjugar o orgulho (a noção de "nós" e "eu") diante da mensagem que o professor provavelmente tem.


 

Decidindo Se Anular

 

A principal coisa que pode ser extraída do artigo "O Ensino da Cabalá e Sua Essência" é que a pessoa precisa ouvir as palavras do seu professor, respeitá-las, implementá-las com todas as suas forças, acima de sua mente animal, acima de suas compreensões supostamente sábias. Em vez disso, ela deve se submeter diante das palavras do professor, diante do grupo. A pessoa precisa verificar se está realmente fazendo isso, se está aceitando isso por si mesma. Porém, uma vez que ela decida, esta deve ser a decisão final. Caso contrário, ela prejudica a adesão para si mesma e não consegue aceitar nada - ela não pode receber a doação desce cima. Ela simplesmente não abre a sua boca, como um bebê; e se ela não abre a boca, o que pode ser feito? Ela não está concordando em receber o que você está dando a ela.


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Home | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info