Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 26-11-09

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

O Criador é o Início, o Meio, o Fim, e o Propósito

 

Todos os esforços para unirmos nossos desejos num grupo Cabalístico devem ser dirigidos aos nossos desejos pelo Criador. Todos os esforços devem ser feitos somente com o propósito de revelarmos o Criador, unindo-nos a Ele. Assim, nós não repetiremos os erros cometidos pelos comunistas soviéticos e os kibutzniques israelenses, que consideraram a unificação dos "proletários de todos os países" um objetivo digno, e foi por isso que mudaram a sociedade e viram nisso a condição necessária para perfeição.

As pessoas não entendem que o mundo, assim como nós mesmos, foi criado com o único propósito de revelar as qualidades do Criador dentro de nós, a fim de alcançar Seu nível de existência. Este objetivo deve ser perseguido em cada ação que fazemos, tanto no coração como na mente. Por exemplo, o que há de errado comigo se simplesmente faço algo em benefício do meu amigo, do ambiente ou do mundo? Embora essas ações pareçam boas, o problema é que qualquer ação que não incluir no início o objetivo final (o Criador), não merece as Suas forças. Portanto, ela não é uma ação de correção, mas, pelo contrário, ela provoca a nossa crise geral - o resultado do nosso “desenvolvimento”.

Para que uma ação seja bem sucedida, ela deve ser feita com o propósito correto, deve incluir o Criador como a causa inicial, e Aquele que faz com que eu perceba a mim mesmo, o mundo, bem como a situação em questão. Ela deve levar em conta o fato de que Ele determina o início da ação, a necessidade da ação, e seus resultados, como está escrito: "Eu sou o primeiro e o último!". A pessoa é apenas uma matéria sobre a qual as ações são executadas. No entanto, ela não é o mestre ou o executor da ação.

Portanto, a nossa única tarefa é sabermos como nos relacionarmos com o que está acontecendo. No entanto, ao fazê-lo, nós realmente determinarmos a extensão da correção dos nossos desejos, e, portanto, a percepção deste mundo e dos mundos espirituais.

Se nós não aceitarmos o Criador como um parceiro, não teremos êxito em nenhuma ação. Caso contrário, nós entraremos numa maior ocultação e nos desviaremos do caminho correto. Quando isso acontecer, exigirá uma dose maior de esforço, e um desespero subseqüente, para que possamos começar a compreender porque isto está acontecendo conosco. Então, encontraremos a causa do sofrimento dentro do sofrimento.

O fato é que a Força Superior é tudo! Ela determina toda a situação, cria-a, participa nela, organiza tudo sobre ela, realiza-a, e oferece toda recompensa e satisfação. Portanto, se nós não focarmos o Criador, que está sempre presente dentro da nossa matéria e de todas as nossas ações, e se não O tornarmos o objetivo principal de todos os nossos esforços, então este será um erro grave que poderá custar muito caro para nós.


 

Israel, a Torá e o Criador São Um

 

Quando o Baal HaSulam diz que devemos levar em conta o Criador e o objetivo de nossas ações em relação ao grupo, a fim de "trazer-lhe satisfação", nós tratamos isso como se houvesse algum outro sócio com quem tenhamos de nos esforçar para não esquecermos. O significado de suas palavras não penetra em nós, nem nos desperta. Nós devemos entender que a força operacional, a força que nos dá a mente, a emoção, o desejo, que faz com que a nossa substância se movimente, e a partir da nossa complexidade, entendamos quem somos e o que somos; a força que nos move em direção à conexão, em direção a algum avanço, e que lentamente nos impulsiona às transformações internas, até chegarmos ao estado final – chama-se "o Criador".

Pode-se dizer também, que todas as formas que existem em minha substância vêm do Criador. Por outro lado, a “substância” em si não é mais que um amontoado de desejos, que não contém nada, é inanimada. Pode dizer que ela não existe, senão no aspecto de "Yesh mi Ayn" ("existência a partir da ausência"). A substância da criação pode ser comparada ao hardware do computador, por exemplo - não há nenhum benefício para o próprio hardware sem a energia elétrica, que serve como sua vitalidade. Sem o programa que opera esta substância não há existência; e também sem os dados que ela deve pocessar, sem o processo que deve passar e o resultado final que deve alcançar. Do exemplo do computador, nós podemos claramente perceber que o hardware em si não muda, mas apenas a sua organização interna - os sinais elétricos que se organizam de uma certa maneira são regidos pela força do Criador, que se reveste na criatura.

Portanto, nós que somos comparáveis a esse hardware, a esse ferro, precisamos entender que tudo, exceto o ferro - todos os sentimentos, pensamentos, transformações, a forma com que mudamos e constantemente nos transformamos até alcançarmos a forma final - é o Criador, que se revela em nós cada vez mais. E nós não nos conectamos entre nós como peças de computador; porém, interiormente, dentro de todas as ações, está a força da conexão que vem d’Ele. Tudo é Ele.

Portanto, não é correto perceber o Criador como um sócio, que também mereça algo daquilo que vamos ganhar. Pelo contrário, Ele executa tudo do início até o fim, e nós só podemos expressar o apelo de dentro de nós mesmos, a demanda, a necessidade da Sua revelação, de Suas ações, deste programa, da forma definitiva que será revestida dentro do hardware.

Portanto, esta deficiência, que o Criador será revestido em nossa substância, se chama "Yashar-El"("direto ao Criador "),"Israel". E a força que a implementa se chama “Luz” ou “Torá”, que é a revelação da ação do Criador. Enquanto que a forma que é revestida em nós é o Criador. É por isso que os Cabalistas dizem que "Israel, a Torá, o Criador - são um".


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Home | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info