Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 27-11-09

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Sendo Concebido no Útero do Grupo

 

"Conectar-se com os pontos no coração" significa decobrir dentro dos meus amigos os seus desejos, tendências, paixões pela espiritualidade, tratando-os como os maiores da geração. Em outras palavras, eles, bem como seus desejos e paixões, estão acima de mim.

Eu não me subjugo perante suas personalidades materiais e tudo o que pertence a este mundo, mas perante sua internalidade, sua conduta em relação à espiritualidade. Assim, eu realmente me torno um embrião dentro do útero, que é chamado de "grupo". Pode-se dizer que eu os junto na minha imaginação, de modo que eles me influenciarão, demonstrarão para mim que estão conectados por uma força que é superior a nós, o Criador, a força de Bina (Inteligência), a força de doação.

E esta força que os conecta, que preenche o vazio entre eles, incluindo o próprio grupo, torna-se o meu Elyon (Superior). E eu quero fazer parte d’Ele, conectar-me a esse Elyon de modo que eu me sentirei como uma gota de sêmen que está presa junto ao útero e se desenvolve dessa maneira.


 

Uma Oração do Fundo do Coração

 

O nosso coração é constituído de desejos que pertencem aos níveis inanimado, vegetativo, animado e falante. Dentro desse coração há um novo ponto que acorda subitamente, e agora exige o que ele quer. Eu devo identificar o ponto mais profundo do meu coração, e orar de dentro dele. O que significa "orar"? Significa querer implementar o que o meu coração realmente deseja.

Por isso se diz que a oração vem do fundo do coração, do desejo mais importante. Isso porque cada um de nós tem milhares de desejos, e o problema reside no fato de nós dividirmos todos os nossos esforços e apelos em várias coisas. Portanto, nós não alcançamos a principal coisa em nossas vidas. Eu quero isso, e mais isso também, e um pouco mais daquilo, e a vida supostamente flui tranqüila, mas nós não alcançamos a principal coisa.

Nós devemos concentrar todos os desejos para que eles sirvam o nosso maior desejo; então, esse desejo será grande e nítido o suficiente para recebermos uma resposta. Se eu quero perceber esse desejo através dos desejos que eu costumava ver dispersos, se eu foco somente nele, e associo que todos os prazeres que eu serei capaz de alcançar e aproveitar virão somente dele; se eu concentro toda a minha internalidade nesse único desejo, isso se chama "orar do fundo do coração".

O que significa "orar"? Significa querer que isso aconteça. A "oração" é o desejo interior que está dentro de uma pessoa, dentro do seu coração. Ela não precisa dirigir o seu desejo para um certo Deus que existe em algum lugar no código de área 03 ou 04. Não há tal coisa. O nosso desejo interior já existe dentro do Criador. E você sempre recebe o que você quer.

Esta questão é semelhante às coisas que o Baal HaSulam disse sobre os membros do kibutz que se instalaram no Negev naquela época. Quando os membros do kibutz expressaram seu desejo de se estabelecer lá, seu filho, o Rabash, perguntou-lhe como eles viveriam lá, se não há água? O Baal HaSulam respondeu que eles orariam e choveria. Mas como eles vão orar? Eles são seculares! "Isso não é um problema", respondeu o Baal HaSulam. "O desejo interior no coração de uma pessoa - esta é a oração". Não importa se você é secular ou religioso - não é isso que Alto leva em consideração, mas sim o coração da pessoa, o seu desejo interior. O desejo mais real dentro de mim é que se chama "verdade". Mesmo se eu quiser roubar um banco, e realmente o queira, esta é a minha oração. A única questão é se vou receber ajuda com isso...

Pergunta de um aluno: Por que o Baal HaSulam escreve que é preciso gritar aos céus?

Resposta do Dr. Michael Laitman: Gritar significa concentrar todos os seus desejos nisso. Como você sabe, a pessoa não pode gritar estável e calmamente. Isso não é a oração. E como nós não estamos alcançando-a, nós não temos êxito.


 

Doando ao Criador

 

O Objetivo da Criação é levar a criatura ao prazer completo. E o prazer completo só pode ser sentido a partir da doação, da conquista do nível do Criador. O Criador é o melhor, e o melhor estado é o Seu estado, o Seu status. E eu preciso alcançar isso de acordo com o Seu plano.

Eu só posso alcançar isso com a condição de que eu transformarei todo o meu desejo de receber num meio de doação. Desde o princípio, eu recebi o desejo de receber como a principal coisa que eu devia satisfazer. E toda a correção reside em inverter o meu desejo de receber num meio de doação, para satisfazer alguém fora de mim. E a verdade é: Quem está fora de mim? O Criador. O fato de eu perceber à minha volta todos os tipos de pessoas, isso é só me decepciona. Elas não existem. Tudo está em mim. Mais tarde eu as descobrirei como o meu vaso, como a minha alma.

O resto dos desejos que o Criador criou são “eu mesmo”; só me parece que esses desejos são estranhos para mim, de modo que eu os pratique e queira me conectar a eles, conectá-los a mim. Na medida em que eu trabalho contra o meu ego, a fim de me conectar com eles, eu alcançarei a força de doação; então, à medida que eu me conecto a eles, eu serei capaz de doar ao Criador.


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Home | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info